quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Gerenciamento de Estoque Farmacêutico

A atividade comercial farmacêutica determina a vital importância da adotação do  sistema de controle adequado para uma empresa, deve levar em conta no mínimo, a discriminação dos diferentes itens estocados, de modo que se possa aplicar um grau de controle adequado a importância de cada item no conjunto do estoque. Faz-se necessário investir em um sistema particulares de circustâncias de controle de estoque, pois descobrir fórmulas para controlar estoques sem afetar o crescimento dos custos é um dos maiores desafios que os empresários estão encontrando nessa época de escassez de recursos.

Classificação ABC
Permite identificar itens que justificam atenção e tratamento adequado quanto à sua administração, pois alguns itens podem ter grande quantidade física, porém com baixa representatividade financeira, por serem individualmente de pequeno valor dentro do conjunto do estoque.

Sistema Duas Gavetas
Este sistema é bastante prático e muito utilizado pelo comércio varejista de autopeças e por outros de pequeno porte.

Sistema Máximos e Mínimos ou Quantidades Fixas
Neste sistema há necessidade de que seja estabelecido o consumo previsto, a fixação do período de consumo para o item desejado, o cálculo do ponto de pedido em função do tempo de reposição do item pelo fornecedor.

Sistema Revisão Periódica
A reposição do material em ciclos de tempos iguais ou períodos de revisão, levando-se em consideração o estoque mínimo ou de segurança.

Sistema Planilha de Requisiçao de Materiais
Permite que as empresa calculem quantos materiais de determinado tipo são necessários e em que momento. Esse sistema é bastente complexo que exige inúmeros controles e cálculos de volume e tempo necessários à execução da produção.

O gerenciamento de estoques proporciona justamente esse controle de quantidade para que o fluxo não seja interrompido.


Fonte: 
http://w3.ufsm.br/revistacontabeis/anterior/artigos/vIIn01/a05vIIn01.pdf


Grupo Amarelo



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!!!