sábado, 24 de novembro de 2012

Impactos ambientais causados pela dragagem

A dragagem apesar de ser necessária, permitindo que navios trafeguem sem riscos pois garantem a profundidade do canal, ela causa inúmeros impactos pela terraplanagem, como: erosão, escorregamento, assoramento, adensamento e inundações.

 
 
Os impactos ambientais da dragagem, diretos ou indiretos, atacam claramente o meio ambiente e devem ser observados para que esse tipo de atividade consiga apesar de tudo ter efeitos benéficos na produtividade do sistema estuarino, melhorando a dinâmica e circulação de baías e facilitando o uso comercial e recreativo de corpos d'água.


Um dos principais problemas é o despejo do material dragado, por isso foram criados métodos para minimizar os danos ambientais, como o despejo em mar aberto e zona costeira, o despejo em terra, a construção de aterros e a acreção (engorda) de praia.

O material dragado é fonte valiosa de solo com grande poder de manejo e gerenciamento, com capacidade de fornecer melhorias e benefícios ambientais e sócio-econômicos.



Fonte:
 
 
GRUPO BRANCO 

2 comentários:

  1. Por gentileza, vocês teriam algum dado referente ao impacto da dragagem sobre os naufrágios e a vida marinha em torno destes? Grata.

    Lis Braga
    @lisbraga
    lisbraga@live.com
    www.lisbraga.com.br

    ResponderExcluir
  2. Não consigo acessar o link da primeira fonte que vocês utilizaram, teria em algum outro lugar o mesmo material?

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!!!