segunda-feira, 19 de novembro de 2012

LOGÍSTICA REVERSA: UMA NOVA OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO PARA UMA EMPRESA DE LOGÍSTICA – CASO DOS CORREIOS


Atualmente, a globalização aumentou o movimento do setor de distribuição das empresas, fazendo com que diversas regiões do mundo recebam produtos fabricados em locais distantes. Dessa forma, as empresas precisam adquirir condições de distribuição eficientes para atenderem seus clientes e manterem-se competitivas no mercado.

O aumento de transações comerciais, a exigência dos clientes, além de mudanças no meio ambiente, decorrentes, inclusive, do excesso de materiais inservíveis colocados na natureza têm evidenciado a importância de se tratar as questões que envolvem esse caminho inverso de vários produtos, desde o consumidor final até o fabricante ou indústria de reciclagem que, conforme Leite (1998) trata-se de Canais Reversos de Distribuição.

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos-ECT é uma empresa que está preocupada com isso, buscando mostrar aos seus clientes sua preocupação com o meio ambiente, além de praticar seu serviço comum de logística tradicional e direta. Esta preocupação é identificada na implantação da logística reversa, com um eficiente gerenciamento do fluxo logístico, ou seja, do consumidor à sua origem. Com isso, surge uma nova unidade de negócio com grande potencial de crescimento, principalmente no que tange à logística reversa pós-consumo.

Em 2002, os Correios passaram a utilizar a Logística Integrada para manterem-se competitivos à concorrência das empresas internacionais implantadas no Brasil. Com esse serviço, os Correios assumem a responsabilidade não apenas pela entrega de encomendas, mas por toda a cadeia de suprimentos da empresa cliente.

O serviço de Logística Reversa dos Correios foi implantado como um serviço opcional do e-SEDEX em 2000, devido a uma pesquisa de mercado realizada com seus competidores do segmento de ”e-commerce”, em função do Código de Defesa do Consumidor.

Os correios criaram uma estratégia para fidelizar os clientes através de um serviço de coleta de mercadoria, adequadamente embalada, no endereço indicado pelo cliente de contrato de eSEDEX, PAC e de contratos especiais, solicitado via internet pelo Sistema de Coleta - SCOL, e a remessa e entrega para  o cliente solicitante, pela modalidade contratada, para atender clientes de contratos e-SEDEX, PAC e contratos especiais.

A implantação desse serviço procura beneficiar o cliente de contrato, agregando facilidade, comodidade, rapidez e segurança ao processo de devolução de produtos coletados em locais remotos do estabelecimento do contratante, nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, para os serviços PAC, nas localidades abrangidas pelo e-SEDEX e nacional para os contatos especiais.

A Logística Reversa prestada pelos Correios caracteriza-se por serviços pós-venda e são ofertados como serviços complementares aos serviços logísticos já prestados.

Alguns clientes são:

 -DIRECTV: os Correios fazem a coleta dos decodificadores de assinantes que tiveram seus contratos encerrados e devolvem  à DIRECTV.
 -MULTIBRÁS: os Correios coletam os eletrodomésticos e/ou peças defeituosas provenientes das vendas realizadas pela “holding” da Cônsul  e Brastemp.
 -AMERICANAS.COM e SUBMARINO: os Correios fazem a coleta e a devolução das mercadorias recusadas pelos clientes.

Observa-se que o serviço de Logística Reversa é um bônus para os Correios, pois a preocupação com o meio ambiente agrega valor aos serviços prestados, principalmente à coleta de celulares. Esse é um mercado em expansão, e, se não definido o modo de operação desse canal reverso, poderá causar grandes danos a natureza, pois está se falando de um mercado que até maio/2004 atingiu 52,4 milhões de clientes, com crescimento médio previsto de 10% ao ano.

Fluxo de coleta da Logística Reversa


Fonte: 
Artigo: Logística Reversa: uma nova oportunidade de negócio para uma empresa de logística - Caso dos Correios http://www.cbtu.gov.br/estudos/pesquisa/anpet_xviiiCongrpesqens/ct/ct_arq29.pdf

GRUPO ROSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!!!