sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Logística de distribuição da Avon

TCC apresentado pelo aluno: Leandro Simas M. Santos
Orientadora: Gisele Esteves Prado


A Avon é uma das maiores empresas de cosméticos do país. Ela conta com mais de 800 000 revendedoras e a cada 19 dias, esse exercito feminino, leva na bolsa mais de 5 milhões de novos catálogos para suas consumidoras. Ela oferece mais de 2 000 produtos que vão dos tradicionais cosméticos a roupas, utensílios domésticos, sapatos e demais produtos fabricados por terceiros.
Seus pedidos diários são em média de 50 000, desse total, 76,6% foram atendidos com excelência no ano de 2002. Esse índice vem crescendo a cada ano que passa e já é considerado bom.


O relógio e a calculadora

A Avon armou uma operação de guerra para seguir em busca do pedido perfeito, sem pensar na redução das revendedoras e nem se limitar a linha de seus produtos.  Esse movimento se iniciou a partir de 1998, onde a matriz descobriu que os indicadores que possuía não eram suficientes para atrair a satisfação das revendedoras com o serviço.  “A Avon apenas monitorava a disponibilidade de seus produtos, uma medida continua e importante”, disse João Alberto Hansen, diretor de gestão da qualidade e engenharia de produtos da Avon.
Os fatores definidos deveriam ser monitorados, os produtos danificados, os atrasos nas entregas e etc., sendo que cada subsidiária era responsável para adotar sua estratégia e chegar até o pedido perfeito. Os executivos tomaram a decisão de criar times encarregados para uma melhor melhoria, e para que essa ideia tivesse sucesso, seria extremamente necessária a colaboração de “todos” os funcionários. O passo inicial serviu para vincular a conquista do objetivo determinado pela matriz a uma bonificação anual variável e prometeram um relógio a todos os funcionários.


Motorista Gentil

Os caminhões que realizam as entregas passaram a ser rastreados no seu percurso, do local de partida (fábrica), passando pela zonal sul paulistana e os dois centros de distribuição da Avon, diminuindo os atrasos nas entregas. Os funcionários das transportadoras (responsáveis pela entrega) tiveram um treinamento intensivo através da participação direta da Avon, sendo que uma vez ao ano, os motoristas e ajudantes discutem práticas essenciais para que seja feita a entrega perfeita e em parceria com as transportadoras, a Avon, distribui em forma de incentivo, geladeiras, TVs e demais eletrodomésticos para os funcionários que tenham um melhor desempenho.


Fonte:

GRUPO AZUL


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