domingo, 2 de dezembro de 2012

Trânsito na Cidade de Santos durante a temporada de navios

Começou no dia 9/11/2012, no Porto de Santos, a temporada de cruzeiros 2012/ 2013, e já na semana antecedente aproximadamente 200 carros já estavam registrados para atender os turistas que, segundo as previsões, chegam à cerca de 1,1 milhão de passageiros à região até o fim da temporada.

Turistas em trânsito ainda são o grande desafio da cidade.

A C.E.T. ajudará a organizar o trânsito nas proximidades do terminal nos dias de operação. A Alfândega, a Polícia Federal e a Guarda Portuária terão como foco as datas de maior movimentação. As principais são 9 e 16 de fevereiro próximas, quando oito e sete navios estarão no Porto, respectivamente, para o embarque e o retorno do Carnaval evitar congestionamentos no entorno de terminal e proibir a entrada de ilícitos nos navios são as prioridades.


Apesar de ser muito discutido o trânsito rodoviário causado pelo acúmulo de turistas alojados nas cidades 
litorâneas, principalmente nessa época, o trânsito portuário também recebeu destaque nessa temporada.

O Porto de Santos poderá receber até oito navios de cruzeiros no mesmo dia durante a temporada 2012/ 2013. Segundo a Docas, está mantido o limite de parada de seis embarcações juntas no cais santista. Uma quantidade maior será permitida desde que o número excedente deixe o Porto para que os outros entrem.

Segundo a estatal, a definição sobre as escalas já foi encaminhada para Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar), entidade que havia proposto a atracação simultânea de mais de seis navios nesta estação. Conforme tabela divulgada no site da Concais, empresa que administra o Terminal de Passageiros Giusfredo Santini, em duas datas, o complexo receberá mais de seis embarcações de passageiros.

A primeira será no dia 9 de fevereiro (sábado de Carnaval), quando está prevista a parada das oito navios, todos de grande porte para embarque e desembarque de hóspedes. Já a segunda será no retorno das festas de Momo, em 16 de fevereiro. Sete embarcações deverão estar no complexo na ocasião.

Em novo contato, a Companhia Docas reafirmou a negativa e explicou que a parada de mais de seis navios será possível somente se houver organização das escalas para que não ocorram simultaneamente. Ou seja, a sétima e a oitava embarcação só poderão parar no cais se outros dois saírem antes. Isso poderá acarretar uma operação noturna, para que haja tempo de fazer o embarque e o desembarque dos turistas no mesmo dia.

Atualmente, os navios chegam juntos entre 6 e 7 horas. Por volta das 10 horas é iniciado o desembarque. Já o embarque começa, normalmente, em torno de 13 horas. As embarcações deixam o complexo santista às 18 horas. Para atender a exigência da Codesp, o procedimento adotado deverá ser diferente nas datas com sete e oito navios.



Fontes:

GRUPO LARANJA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!!!