segunda-feira, 2 de julho de 2012

A Implantação do VLT e seu Impacto na Qualidade do Transporte Coletivo de Santos


TCC apresentado na FATEC Rubens Lara em 26/06/2012

Tema: A Implantação do VLT e seu Impacto na Qualidade do Transporte Coletivo de Santos

Autor: Carlos Eduardo de Freitas Ribeiro

Orientador: Daniel Alves Zacarias


O Autor começou a palestra falando sobre logística no geral de forma resumida. Ele abordou sobre sua origem, seus objetivos e suas vantagens.
Logo após o Autor abordou sobre a evolução dos transportes coletivos na Baixada Santista.

Evolução dos transportes coletivos na Baixada Santista
Bonde
A CSIC começou a construção do primeiro bonde era um novo sistema de bondes em 1907 e ordenou dezoito bondes elétricos de nove bancos para Hurst Nelson & Company em Motherwell, Escócia, em 3 de junho de 1908. A bitola de 1 350 mm o bonde de São Vicente foi aprovada a operação elétrica, do centro de Santos para São Vicente pelo José Menino, foi inaugurada em 28 de abril de 1909. A segunda linha, a São Vicente via Matadouro, o percurso do bonde a vapor anterior, foi inaugurada um mês depois.
 
 
Primeiros Ônibus de Transporte Coletivo em Santos
Devido o aumento da demanda de passageiros, em 1949 teve a implantação dos primeiros ônibus. A frota era formada por ônibus Mercedes Benz.


 
Trólebus
O sistema de Trólebus de Santos foi inaugurado em 12 de Agosto de 1963, e encontra-se em operação nos dias de hoje. A frota foi iniciada com 50 trólebus Fiat Alfa-Romeo Marelli Pistoiese, importados da Itália, com capacidade para 95 passageiros, sendo 52 sentados e 43 em pé, idênticos aos trólebus importados pelo Rio de Janeiro e Salvador.
 
Ônibus Atual
Os ônibus atuais tem a mesma capacidade dos trólebus, porém eles tem uma movimentação muito mais flexível devido a não estar ligado com os fios elétricos.
  
Implantação dos VLT´s na Baixada Santista
O Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), principal componente do Sistema Integrado Metropolitano (SIM), busca reestruturar o transporte público na Baixada Santista.
 
Segundo as projeções do Governo do Estado, a obra proporcionará a redução de 23% na frota de ônibus, que passará de 453 veículos para 352 veículos transitando entre as duas cidades.

1 VLT = 4 Ônibus = 150 carros

A previsão é que a partir de junho de 2014 os passageiros do VLT comecem a ser transportados em composições de três, cinco ou até sete módulos.

Cada composição terá 45 metros de comprimento e atingirá uma velocidade máxima de 70 km/hora. No interior de cada carro haverá 56 assentos, dos quais dois serão especiais para obesos. 

A tecnologia de bilhetagem e arrecadação será integrada ao sistema já utilizado nos ônibus da região, abrangendo bilhetes, cartões, máquinas de venda e validadores (catracas), que deverão ser instalados nos acessos às plataformas das estações. 

Por enquanto, o primeiro traçado do VLT, entre Barreiros, em São Vicente, e o Porto de Santos, com um entroncamento para o Valongo, será totalmente custeado pelo Governo do Estado. A estimativa é de um valor próximo de R$ 690 milhões.

Rota VLT
 
Ao final da palestra, o autor enfatizou que “a implantação do VLT pode ser a única saída para a diminuição do transito em Santos”.

Fontes:




Grupo Laranja

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