quinta-feira, 28 de junho de 2012

Apresentação de TCC: Logística reversa aplicada na construção civil: Estudo de caso: A logística reversa da empresa "x"

TCC apresentado na Fatec Rubens Lara em 25/06/2012 

Aluno: Cauê Bueno Mattosinho
Orientador: Denílson Carvalho

Vejamos abaixo os principais temas relatados no trabalho:

A Logística Reversa 


A logística reversa planeja, opera e controla o fluxo e as informações logísticas correspondente do retorno dos bens de pós-venda e de pós-consumo, ou seja, tudo que está relacionado à reciclagem de produtos e materiais. Esse processo, além de estar contribuindo com o meio ambiente, agrega-lhes valor de diversas naturezas: ecológico, econômico, legal, de imagem corporativa, entre outros. Portanto, a logística reversa além de oferecer uma redução nos custos da empresa, preserva o meio ambiente diminuindo a degradação ambiental. 

A logística reversa aplicada a construção civil 

O TCC em questão, apresentou um estudo de caso, sobre uma empresa do ramo da construção civil, que queria possuir um selo de reconhecimento, o que significaria que a empresa estaria relacionada com empreendimentos que seriam construídos de forma sustentável, tornando os mesmos mais valorizados e sendo mais econômicos, reduzindo assim custos / gastos com água, energia, entre outros. 



No caso da empresa em estudo, o selo desejado é o LEED NC que serve para novas construções ou grandes projetos de renovação. Para se obter esse selo é preciso fazer um cadastro, para posterios avaliação que seguem os seguintes padrões de avaliação: 

1- uso racional da água;
2 - eficiência energética;
3- redução, reutilização e reciclagem de matérias e recursos;
4 - qualidade dos ambientes internos da edificação;
5 - espaço sustentável;
6 - inovação e tecnologia e;
7 - atendimento a necessidades locais, definidas pelos próprios profissionais da GBC (Green Building Council), que variam de empreendimento para empreendimento.

Seguindo os requisitos acima, a empresa tem a oportunidade de trabalhar com a logística reversa, contribuir com o meio ambiente utilizando os recursos naturais, reutilizando os matérias de maneira correta e obter vantagem competitiva.

Conclusão 


Com o grande crescimento populacional, e o aumento da preocupação em relação as questões ambientais, torna-se cada vez mais necessário uma preocupação de como utilizar de forma inteligente os recursos naturais, favorecendo a sustentabilidade do planeta. O ramo da construção civil, ainda possui um dos maiores índices de desperdício do mundo, o que acaba prejudicando as empresas, aumentando o custo da produção, reduzindo o aproveitamento dos produtos e serviços, além de impactar negativamente o meio ambiente. Ja foi comprovado que as sobras de três empresas poderiam construir um edifício. Esses motivos oferecem um incentivo as empresas para começarem a aplicar os conceitos da logística reversa em seus projetos, visando atender melhor as exigências do consumidor que cada vez mais busca a conscientização ambiental, além de ter onde reciclar, descartar seus resíduos de maneira eficaz atendendo as exigências do mercado e as leis ambientais. 


Fonte:
- TCC: Logística reversa aplicada na construção civil: Estudo de caso: A logística reversa da empresa "x".
Aluno: Cauê Bueno Mattosinho.
- Imagens Google.

GRUPO VERMELHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!!!