quinta-feira, 21 de junho de 2012

Mercado Livre

Mercado Livre é uma empresa dedicada ao comércio eletrônico e leilões, entre comerciantes e vendedores, criando um vínculo com a divulgação e o marketing do produto. Fundada em Agosto de 1999 na Argentina, teve um crescimento imediato e dois meses depois chegou ao Brasil e nos meses seguintes a outros países da América Latina. Sua estratégia empresarial é a expansão para os países cujos idiomas são o espanhol e o português. No começo de 2010 houve integração de Portugal no grupo de países que utilizam o site, sendo o primeiro país europeu a aderir à empresa.

O site é baseado na compra e venda de produtos, onde uma pessoa pode se inscrever como comprador ou vendedor. Após este cadastro, no caso do comprador, as pesquisas realizadas são baseadas nos menores custos, melhores condições do produto e também na confiabilidade do vendedor, onde ajuda o comprador a acreditar que poderá efetuar uma compra com qualidade e segurança. No caso do vendedor, ele faz uma pesquisa de mercado dentro do próprio site, para ter uma base do preço que poderá cobrar pela sua mercadoria, sendo que 10% do lucro obtido com a venda ficam para própria empresa pela divulgação que ela proporciona aos seus clientes.

A comunicação do comprador com o vendedor é realizada através de e-mails particulares entre ambos, pois o próprio site não fornece maiores especificações em relação à negociação da compra do produto e isso é um dos fatores negativos. Como a empresa não possui telefone comercial e SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) há grande dificuldade para entrar em contato com a empresa e realizar reclamações sobre os produtos adquiridos ou sugestões de melhorias.

Consideramos que o mercado livre é uma empresa com pontos positivos e negativos, é uma grande concorrente dos shoppings center’s, pois possibilita melhores preços ao comprador e comodidade, mas apresenta falhas na comunicação direta, o que impede que haja uma confiança maior no site.


Mercado Livre – Juliana Rodrigues Gonzalez Tellaroli

Grupo Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!!!