quarta-feira, 27 de junho de 2012

Apresentação de TCC: Contêiner Reefer: Transporte, Operação e Monitoramento

 TCC apresentado na Fatec Rubens Lara em 26/06/2012

Tema: Contêiner Reefer: Transporte, Operação e Monitoramento

Alunos: Luis Henrique Góis de Paiva e Marcel Rocha Tavares

Orientador: 
 Daniel Alves Zacarias





Um trabalho de ótima qualidade, descritivo sobre o contêiner Reefer suas finalidades. Vejamos abaixo os principais temas abordados no trabalho:

O surgimento do Contêiner Reefer

O Container Reefer sofreu adaptações com o tempo começou com John D. Small desenvolvendo em 1932 um sistema de unidades desmembradas para transporte de cargas congeladas, através do modal ferroviário, utilizando dióxido de carbono como substancia refrigerante.  Em 1950, Charles B. Hall, inventou um container refrigerado por gelo de dióxido de carbono, podendo transportar mercadorias em temperaturas de 0° a -20°F, utilizando refrigerantes sólidos, tais como sólidos de CO2 ou gelo seco.
Nos anos 60 surgiram os primeiros maquinários Reefers

Sua finalidade e estrutura

A finalidade desse tipo de contêiner é o transporte de cargas perecíveis mantendo a temperatura necessária para o conservamento da carga.
Sua construção é em aço inox ou alumínio respeitando as definições da ISO – (International Standard Organization).
Os modelos mais usados atualmente são o Reefer de 20’ e Reefer de 40’ Standard – Equipamento capacitado para carregar cargas até 30.480 kg subtraindo deste peso a tara do equipamento. As medidas(20’ e 40’) diferem no comprimento otimizando o acondicionamento da carga de acordo com a necessidade do cliente.

 High Cube Reefer(RH) de 40’ -  Equipamento  capacitado pra carregar até 34.000 kg subtraindo deste peso a tara do equipamento.

Fabricantes de maquinários Ref
Carrier
Starcool
Mitsubishi
Thermo King
Daikin

Geradores Genset:

Genset é um motor- gerador e distribuidor de energia, que pode ser utilizado como “off grid” fonte de energia ou como um acréscimo a uma rede elétrica de acordo com a necessidade do usuário, se distinguem por usarem gasolina ou diesel para impulsionar uma turbina que gera corrente elétrica.
São usados frequentemente em indústrias, aeroportos, hospitais, zonas rurais, locais de difícil fornecimento de energia, ou acoplados a containers frigoríficos ou caminhões.
 

Reefercom Engeharia de Contêiners

Foi feito também um estudo de campo na Reefercom Engeharia de Contêiners que se trata de uma empresa experiente e renomada na área de serviços portuários com larga experiência em serviços como Monitoramento, PTI (Pre Trip Inspection), Reparo e Atendimentos de emergência 24 horas em maquinários de contêineres frigoríficos, Fornecimentos de Kits e Spare Parts. Prestadora de serviços autorizados dos principais fabricantes de maquinário reefer: Carrier Transicold, Thermo King, Daikin e Mitsubishi, além de agente autorizado York Marine - divisão da Johnson Controls, fornecendo sistemas de monitoramento remoto de contêineres via Power Cable Transmission.
O estudo foi sobre os serviços exercidos na empresa e determinadas medidas que ela toma para o armazenamento de alguns produtos, que é necessário uma importante atenção na temperatura, como o da insulina.


Refcon6Uma tecnologia que existe de monitoramento em tempo real, através de dados enviados a um servidor que mostram no mesmo instante os dados de temperatura da carga.


Conclusão

O container Reefer é super importante para o acondicionamento de cargas perecíveis, novas tecnologias como Refcon 6 são muito importantes para a realização exata deste serviço. Portanto com os avanços tecnológicos auxiliando na área de transporte e acondicionamento de cargas a finalidade é ter menos perdas de mercadorias e aperfeiçoar estas operações.

 

Grupo Azul

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!!!