quarta-feira, 26 de setembro de 2012

LOGÍSTICA: UMA ÁREA PRODUTORA DE SERVIÇOS.


            Hoje no ambiente, no mundo dos negócios há uma grande competitividade devido a vários fatores como, por exemplo: globalização, queda de barreiras alfandegárias, a criação de blocos econômicos e o aumento da produtividade em todos os setores. A oferta de serviços agregados ao produto passou a ser que praticamente uma obrigação ao fornecedor, pois a exigência por parte dos fornecedores só aumentam diariamente.
           As empresas começaram a perceber que não basta vender, e sim disponibilizar também, ou seja, existir “logística”. A logística empresarial estuda como a administração pode melhorar o nível de rentabilidade nos serviços de distribuição aos clientes através de planejamento, organização e controles efetivos para atividades de movimentação e armazenagem, assim melhorando e facilitando o fluxo de produtos.
           Classicamente, logística é definida como: “processo de planejamento, implementação e controle de fluxo e armazenagem eficientes e de baixo custo de matéria–prima, estoques em processo, produto acabado e informações relacionadas, desde o ponto de origem atem o ponto de consumo com o objetivo de atender bem o cliente”. Logística é a ferramenta fundamental para a concretização do processo de venda com eficiência e eficácia.
           Como exemplo, podemos citar a entrega de pizza. Uma pizzaria com uma ótima pizza (produto), um preço competitivo, porem demora muito para entregar. Então, mudamos de fornecedor, de pizzaria. Isso ocorre por que falta um serviço logístico de qualidade a essa pizzaria, a esse fornecedor e acaba não agradando ao cliente. Cada vez mais passa a ser fundamental um serviço logístico eficiente em toda a sua cadeia produtiva, desde a coleta de matéria prima ate a entrega do produto final. O cliente quer ter o produto que ele sonha no momento que for interessante pra ele.
          No começo do século passado, as empresas estavam apenas interessadas em praticar a logística como uma ferramenta meramente operacional para escoamento de produção. Ao longo do tempo as necessidades dos clientes foram atendidas, pois naquela época começa a forte concorrência e quanto melhor tratado o cliente, mais chance do cliente fidelizar a empresa. Um serviço eficaz ao cliente não se deve apenas pelo fato dos empregados estarem motivados, embora isso seja fundamental, mas através de sistemas logísticos que permitam uma entrega consistente de pacote de serviços.
          A logística hoje deve ser encarada e administrada como uma atividade produtora de serviços. Logo deve ser operacionalizada e gerenciada baseada em processos produtivos (produção de entregas, de recebimentos, de movimentação, estocagem, etc). Cada vez mais, as empresas e os profissionais envolvidos, deverão saber quais são os produtos logísticos a serem produzidos, calibrando sua linha de produção a fim de ter a melhor produtividade possível (Supply Chain) com um custo condizente, o que é diferente do menor custo, pois, haverá sempre um preço para cada serviço e um serviço para cada cliente.
          A área logística não gera nenhuma receita financeira para uma empresa, mas ela pode fazer com que uma organização tenha mais ou menos custos envolvidos no preço final de um produto, fazendo com que se busque então, três grandes objetivos na área: melhoria de desempenho para atendimento das necessidades internas e externas, a conseqüente redução de custos devido a um bom gerenciamento das atividades e necessidades dos clientes superadas, a fim de gerar fidelização.
Fonte:http://fcardoso.PDF 


       

GRUPO BRANCO

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