domingo, 20 de maio de 2012

Logística Reversa dos pneus

Os pneus usados estão se tornando um problema mundial. Em 2007, foram produzidos 1,413 bilhões de pneus, com um crescimento de 4% em relação a 2006. A geração anual de pneus inservíveis em todo o mundo é de 1 bilhão. No passado, pouca importância foi dada ao assunto: pneus usados eram descartados em enormes aterros nos países mais desenvolvidos. Nos países emergentes, o problema era simplesmente ignorado, muitas vezes o destino final desses pneus eram terrenos baldios, rios, córregos, entre outros.
No Brasil em 2009, foram produzidos 53,8 milhões de pneus, importados 4,7 milhões e exportados 14,5 milhões de pneus novos. Ocorreu uma queda na produção de 10%. A tendência para a indústria de pneumáticos em 2010 é a recuperação de 20% do
mercado de reposição perdido nos últimos anos para os pneus chineses de carga e automóvel.


Em 2009, foram importados 2,15 milhões de pneus usados, ou 19,2 mil toneladas com custo US$ 1,33 por pneu. A pesar da proibição da importação, os pneus usados continuam entrando no Brasil pelo Uruguai e Paraguai. Em 2009, entraram pelo Mercosul
45,5% do total importado.
O projeto estuda a logística reversa dos pneus pós-consumo desde os pontos de coleta, coleta, pré-tratamento até a sua destinação final. O objetivo principal do estudo é elaborar um modelo logístico para a reciclagem de pneus pós-consumo no Brasil.
A logística reversa dos pneus pós-consumo é um dos principais processos dentro da cadeia de reciclagem, que viabiliza economicamente e mantém a constância em toda a cadeia, seja ela para o processo de reutilização, reciclagem ou valorização energética.


Uma das dificuldades encontradas é a identificação da localização dos pneus usados. Em muitos casos os pneus usados estão localizados em regiões de difícil acesso, o que torna o processo inviável do ponto de vista econômico, devido ao alto custo logístico. Além disso, os pneus ocupam muito volume quando transportados inteiros.


No Brasil, 83% da coleta de pneus inservíveis está localizada na região sul e sudeste. Em 2009, o Estado de São Paulo, coletou mensalmente 9000 toneladas de pneus e tem capacidade para destinar apenas 7500 toneladas por mês. Os pneus excedentes são
enviados para os Estados do Paraná e Minas Gerais para o co-processamento em fornos de clínquer.


O custo por pneu coletado e destinado no período de 2002 a 2009 foi de US$ 0,45.


Neste custo estão incluídos, o transporte dos pontos de coleta, pré-tratamento dos pneus, destinação final e campanhas publicitárias.
Após a reciclagem novos produtos são feitos, assim, diminuindo o impacto ambiental com a reciclagem e dando utilidade ao que era considerado apenas lixo.



vale a pena adotar essa ideia!!!


Grupo Branco

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