terça-feira, 16 de outubro de 2012

A CARACTERIZAÇÃO DA LOGÍSTICA REVERSA NO AMBIENTE EMPRESARIAL

A Logística Reversa é uma nova área da logística empresarial que tem a preocupação de reutilizar o produto que está no final da sua vida útil fazendo com que ele possa voltar ao seu ciclo produtivo ou para o de outra indústria de insumo permitindo um descarte ambientalmente correto. A grande resolução no problema do resíduo das empresas é a reciclagem. A Logística Reversa participa na redução de custos da empresa. 

O aumento da velocidade de descarte dos produtos de utilidade após seu primeiro uso, motivado pelo nítido aumento da descartabilidade dos produtos em geral, não encontrando canais de distribuição reversos pós-consumo devidamente estruturados e organizados, provoca desequilíbrio entre as quantidades descartadas e as reaproveitadas, gerando um enorme crescimento de produtos pós-consumo.


O uso da Logística reversa por empresas pode ter dois motivos. Por conta da preocupação que a empresa tem com os seus resíduos e na preservação do meio ambiente, ou por conta da satisfação que o cliente pode ter em saber que a empresa na qual ele consume é ambientalmente correta. Se a empresa não faz por preocupação, que faça pelo lucro.

A Logística Reversa pode ser apresentada de duas formas : Logística Reversa de Pós-Consumo e a Logística Reversa de Pós-Venda


-A Logística Reversa de Pós-Consumo se caracteriza pelo planejamento, controle e disposição final dos bens de pós-consumo, que são aqueles bens que estão no final de sua vida útil, devido ao uso. Essa vida útil pode ser prolongada se outras pessoas virem neste mesmo bem, outras utilidades o mantendo em uso por um determinado tempo, após isso esse bem é destinado à coleta de lixo urbano, podendo ser reciclado ou simplesmente depositado em aterros sanitários, causando sérios impactos ao meio ambiente.

-A Logística Reversa de Pós-Venda se caracteriza quando há a reutilização, a revenda como sub-produto ou produto de segunda linha e a reciclagem de bens que são devolvidos pelo cliente a qualquer ponto da cadeia de distribuição por erros comerciais, expiração do prazo de validade e devolução por falhas na qualidade, ao varejista, atacadista ou diretamente à industria.

É possivel notar quão importante e valioso é o desenvolvimento da logística reversa nas empresas, por ela justamente se preocupar em resolver o problema do descarte de resíduos sólidos no meio ambiente, através da reciclagem, reutilização de materiais e do desenvolvimento de embalagens retornáveis. Dessa forma, cuida do fluxo reverso de pós-consumo como também o de pós-venda, iniciando seu ciclo a partir do final do ciclo da logística, ou seja, após a entrega do produto ou serviço ao cliente final.



GRUPO VERDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!!!