quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Centros de Distribuição: Armazenagem Estratégica

A escolha do posicionamento e da função das instalações de armazenagem é uma definição estratégica. É uma parte de um conjunto integrado de decisões, que envolvem políticas de serviço ao cliente, de estoque, de transporte e de produção que visam prover um fluxo eficiente de materiais e produtos acabados ao longo de toda a cadeia de suprimentos.

As empresas procuram cada vez mais agilizar o fluxo de materiais, comprimindo o tempo entre o recebimento e a entrega dos pedidos, para reduzir os investimentos em estoque. Acompanhando este cenário, o mercado está migrando para a centralização de estoque, facilitando a entrega direta e contínua em cada ponto de venda, fazendo com que os CDs assumam um papel de relevância logística.

Definição de centro de distribuição


O Centro de distribuição é uma configuração regional de armazém onde são recebidas cargas consolidadas de diversos fornecedores. Essas cargas são fracionadas a fim de agrupar os produtos em quantidade e sortimento corretos e então, encaminhadas para os pontos de venda, mais próximos.

O Centro de distribuição é uma configuração regional de armazém onde são recebidas cargas consolidadas de diversos fornecedores. Essas cargas são fracionadas a fim de agrupar os produtos em quantidade e sortimento corretos e então, encaminhadas para os pontos de venda, mais próximos.

Funções básicas


As funções básicas de um CD são: recebimento, movimentação, armazenagem, separação de pedidos e expedição.

Vantagens na adoção do CD no sistema logístico



Calazans aponta as seguintes vantagens: redução do custo do transporte, liberação de espaço nas lojas, redução de mão-de-obra nas lojas para o recebimento e conferência de mercadorias e a diminuição da falta de produtos nas lojas.

Calazans aponta as seguintes vantagens: redução do custo do transporte, liberação de espaço nas lojas, redução de mão-de-obra nas lojas para o recebimento e conferência de mercadorias e a diminuição da falta de produtos nas lojas.

Bowersox & Closs identificam duas vantagens: a capacidade de agregar valor ao produto e os diferentes tipos de operações que podem ser realizadas no CD.

Pizzolato & pinho apontam a vantagem obtida pelo fornecedor de produtos e serviços, a partir do ganho relacionado com a qualidade do atendimento ao cliente, agora servido mais rapidamente a partir de pontos mais próximos.

Layouts


O Layout de um CD reúne todas as características de: produtos e serviços, instalações físicas e movimentação de produtos.

O Layout de um CD reúne todas as características de: produtos e serviços, instalações físicas e movimentação de produtos.

Na literatura, são destacados dois tipos de projetos de layouts: o primeiro é baseado no princípio do fluxo de produtos ( BOWERSOX & CLOSS.2001) e o segundo é baseado no giro dos produtos ( RODRIGUES, 1999).



Utilização de CDs nos diferentes segmentos

Os segmentos que mais investem em CDs são: a indústria de bens de consumo, os operadores logísticos e o setor supermercadista.

  • Supermercados: Um dos segmentos que mais investem em CDS. Tais investimentos têm sido estimulados pelas transformações que passou o setor supermercadista nos últimos anos, como a estabilidade econômica, a entrada de empresas estrangeiras no mercado, mudanças no perfil dos consumidores e o acirramento da concorrência.
  • Varejo de Eletroeletrônicos: A concentração dos estoques nos CDs não é uma estratégia nova para as redes desse segmento, por comercializarem produtos de grande porte.
  • Farmácias e Drogarias: A armazenagem no interior das farmácias é feita com base nas classes de medicamentos, onde os medicamentos sujeitos a controle especial devem permanecer em local de acesso restrito.
  • Vendas Diretas via Catálogo: A partir dos CDs, é feita a distribuição dos produtos para seus revendedores espalhados por todo o país.
  • Comércio Eletrônico: Para atender a essa demanda, é necessário possuir CDs que permitam a execução de picking de itens individuais, além de incluir atividades de etiquetagem, embalagem e gerenciamento de retornos.
  • Atacadista Distribuidor: Esse tipo de atacadista não possui lojas, sua infra-estrutura é composta basicamente por CDs, onde são recebidas as mercadorias da indústria, separadas e enviadas para os varejistas.
  • Indústria: Para reduzir os custos, uma das principais estratégias adotadas pela indústria é a utilização de CDs.
  • Operadores Logísticos: Entre os serviços prestados pelos operadores logísticos, está o gerenciamento dos estoques dos seus clientes. Para tanto, esses agentes estão investindo em modernos CDs próprios, mantendo assim a competitividade.

Consideração final

O centro de distribuição tem um papel fundamental dentro da logística, centralizando o estoque de toda a cadeia a fim de obter vantagens econômicas e de eficiência.



GRUPO VERMELHO

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