quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Tecnologia da Informação e Logística: Os Impactos do EDI nas Operações Logísticas de uma Empresa do Setor Automobilístico

Após décadas de desenvolvimento a logística chegou ao atual momento tendo como princípio o SCM (do inglês, Supply Chain Management ou Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos) no qual o objetivo é agregar valor aos produtos ou serviços prestados ao cliente, prezando pela sua plena satisfação. Esse objetivo só é alcançado a partir da integração de toda a cadeia de suprimentos, fazendo a integração externa (ao contrário da Logística – visão interna) através da interligação dos fornecedores com os consumidores finais. Neste cenário, é inevitável não associar a Logística moderna à Tecnologia da Informação (TI), pois é a partir dessa união que diversas melhorias serão realizadas nas operações logísticas.




Através do Estudo de Caso de uma Empresa (X) do setor de autopeças, foi analisada a utilização de uma das principais ferramentas da TI, o software EDI (Intercâmbio Eletrônico de Informações), além dos motivos, impactos, vantagens e desvantagens. 

O Serviço ao Cliente é uma das áreas da Logística mais importante para a Empresa X. O setor automotivo é um setor de grande concorrência e os clientes da Empresa X são, em geral, empresas de grande porte e bastante exigentes em relação aos seus fornecedores. A implantação do EDI, por exemplo, é uma exigência de certos clientes.


A utilização do EDI pela Empresa X 


  • Utiliza o EDI Tradicional (embora seja analisada a proposta de migrar para o EDI via Internet, apesar de não ser tão seguro quanto o EDI Tradicional, permite maior rapidez e diminuição dos custos);
  • Recebimento da necessidade de produção transmitida pelos clientes, e pelos pedidos de compras enviados aos fornecedores; 
  • Emissão de envio de embarque e nota fiscal;
  • Visualizar a demanda acumulada; 
  • O que já foi entregue pela empresa; 
  • O que está em atraso; 
  • Os clientes que estão esperando para serem atendidos. 

Benefícios obtidos com a troca eletrônica de dados via EDI na Empresa X

  • Rapidez na transmissão e processamento das informações; 
  • Agilidade na realização das transações comerciais;
  • Precisão; 
  • Segurança; 
  • Redução de erros e custos; 
  • Economia de tempo; 
  • Redução de risco de não atender o cliente no momento certo. 

Desvantagens na utilização do EDI

Na Empresa X, não foram destacadas desvantagens, uma vez que esta ferramenta é de grande importância no atendimento ao cliente. Que é o foco da empresa. Os custos de implantação e manutenção, bem como as necessidades de melhoria durante sua implantação não foram considerados desvantagens diante dos benefícios que o EDI pode proporcionar e principalmente, por reduzir o risco de parar a linha de produção do cliente por falta de informação.



Portanto, fica evidente que em um mundo tão globalizado como o atual, as empresas necessitam ter uma visão estratégica do mercado em que estão inseridas para superarem seus concorrentes, analisando profundamente o ponto inicial de toda a cadeia produtiva, a demanda. É a partir de seus desejos e necessidades que a empresa criará novos e melhores produtos; com a previsão de demanda, os estoques poderão ser reduzidos; assim como os custos e a preocupação com o cumprimento dos prazos de entrega. A TI é um instrumento fundamental nas estratégias logísticas da empresa, é ela que coordenará todo o processo e controlará o fluxo de informações para que tudo funcione da melhor forma, de maneira realmente eficiente contribuindo com agilidade na troca de informações, maior precisão, segurança, confiabilidade e redução de erros.



GRUPO VERMELHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!!!