segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Softwares de Supply Chain Management e Sistemas de Informação integrando a cadeia de suprimentos da indústria automobilística

As empresas, antes vistas como empreendimentos com limitadas responsabilidades perante o mercado consumidor, que não se preocupavam com a concorrência e com a plena satisfação dos clientes, atualmente se depararam com uma situação totalmente inusitada que as impeliu a rever seus conceitos e as conduziu a frequentes mudanças em seus sistemas produtivos e de atendimento aos clientes. Percebe-se a ênfase na melhora do nível de serviço logístico, na agilidade de resposta aos anseios dos consumidores e consequentemente na necessidade de integração da logística dos clientes e fornecedores.

Para dar suporte a todas essas mudanças ocorridas no ambiente empresarial e possibilitar que as atividades envolvidas no Supply Chain Management sejam administradas corretamente, possibilitando o atingimento de seus objetivos, tornou-se necessária a utilização de sistemas de informação logísticos e de SCM, viabilizados tecnicamente através da tecnologia da informação.

O objetivo deste artigo é diagnosticar quais são os softwares de SCM, estratégias e sistemas e/ou tecnologias de informação utilizadas na integração da sua cadeia de suprimentos. O procedimento técnico adotado para a elaboração do artigo foi o estudo de caso em uma empresa fornecedora de condicionadores de ar para todas as montadoras estabelecidas no Brasil: GM, VW, Ford, Fiat e Daimler-Chrysler. A coleta de dados foi realizada através da observação direta e entrevista com o responsável pela área de TI e SCM da empresa.

Observa-se que a implementação do conceito de SCM na indústria automobilística, somente é possível com o suporte de sistemas e/ou tecnologias de informação que viabilizem o fluxo de informações de forma eficaz na cadeia de suprimentos. Desta forma é possível uma maior integração que permite a redução e até mesmo a ausência de estoques nas empresas parceiras, sem atrasos na produção e consequentemente menores custos, o que agrega maior valor ao produto, perceptível aos consumidores finais.

O segmento automobilístico é considerado um dos mais representativos no setor industrial, por representar grande fonte de empregos e renda, além de ser o precursor de diversos conceitos/técnicas gerenciais e inovações tecnológicas. Este pioneirismo, em grande parte deve-se à complexidade de componentes e processos necessários à montagem de um veículo, que obriga os engenheiros e funcionários do chão de fábrica, a encontrarem soluções eficazes para os problemas do dia-a-dia.

Desde o final dos anos 90, de acordo com Graziadio (2004), a indústria automobilística tem assimilado o novo conceito da estratégia modular (EM), na perspectiva das montadoras, a estratégia é um meio de reduzir os custos de produção e leva à criação de novas formas de organizar a produção de veículos através da redistribuição da agregação de valor e integração das atividades na cadeia de suprimentos. É importante destacar-se também que no contexto atual, conforme Graziadio (2004), o objetivo é produzir conforme a demanda e reduzir os estoques ao mínimo.

Para isso, é fundamental que as informações de demanda fluam por toda a cadeia (consumidores finais, montadora e fornecedores) de forma eficaz, possibilitando o suprimento no momento exato.
 

Softwares de supply chain management (SCM)


Os softwares de GCS, têm tido aumento em sua implantação no Brasil, visto que os conceitos de logística e GCS estão mais definidos nas empresas. Estas tecnologias da informação visam maior integração da CS e vêm complementar os sistemas ERP’s (O sistema ERP – Enterprise Resource Planning é implantado na empresa, visando a integração e operacionalização das atividades logísticas internas da empresa, a agilidade das informações e a otimização do tempo e dos recursos, considerando-se que não são mais necessários várias bases de dados a serem acessadas pelos funcionários, todas as informações são disponibilizadas no sistema ERP), no sentido de aperfeiçoar os processos. No entanto, são necessários ainda outros sistemas de informação que têm a função de dar suporte ao processo de suprimentos, estes são descritos a seguir. 


  • EDI – Eletronic Data Interchange (Intercâmbio eletrônico de dados): Criado pelo American National Standard Institute, o EDI é uma tecnologia para transmissão eletrônica de dados, via computadores, através de linha telefônica, modem e software específico para tradução e comunicação de documentos entre a empresa e os fornecedores.
  • VMI - Vendor Management Inventory (Gerenciamento do inventário do vendedor): O VMI é um processo em que empresas passam a gerenciar os estoques de seus clientes, possibilitando a demanda puxada, para isso, é necessário que o fornecedor tenha conhecimento da demanda de seus clientes. 
Pode-se concluir que as indústrias automobilísticas buscam constantemente soluções para gerenciar sua cadeia de suprimentos com sucesso, visando obter vantagens competitivas, o que se constitui em um dos seus maiores desafios. Na busca incessante pela otimização dos recursos, redução de custos e agilidade na resposta aos clientes, é muito importante que haja sincronia entre as ações dos fornecedores e montadora de veículos. Para atingir estes objetivos surgem tecnologias e sistemas de informação, para dar suporte às decisões estratégicas que são tomadas pelos gestores, diariamente no ambiente de negócios.
 
FONTE:
Artigo: Softwares de Supply Chain Management e Sistemas de Informação integrando a cadeia de suprimentos da indústria automobilística (http://pg.utfpr.edu.br/dirppg/ppgep/ebook/2006/33.pdf)


 
 
GRUPO ROSA

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