sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Tecnologia da Informação Aplicada a Logística



A tecnologia da informação (TI) vem colaborando em diversos ramos no processamento de informações para que a logística possa ser mais eficiente e efetiva em sua geração de valor para a empresa, conseguindo um diferencial a mais no mercado.

Nos últimos 20 anos a tecnologia da informação evoluiu e possibilitou uma ampla modificação do modus operanti em diversas organizações, deixando impactos positivos do planejamento sobre o controle logístico. Realizou a criação do ambiente favorecendo as novas inovações na área logística, tornando-se a TI indispensável para uma empresa moderna. 

A função da TI é de extrema importância nas operações logísticas, através dos pedidos de cliente, movimentações em armazéns, suas necessidades de estoques, etc. Antes, esse fluxo de informações era realizado através de papéis, deixava a comunicação pouco confiável, lenta e sujeita a erros. Com o surgimento da TI houve a redução de custos logísticos e uma melhor coordenação, aperfeiçoando serviços e a melhoria de oferta de informações ao cliente. No gerenciamento da cadeia de suprimento, os varejistas conseguem passar as informações de seu ponto de venda para os seus fornecedores, sendo estes assumindo a responsabilidade pelo ressuprimento automático dos produtos. 



Sistemas de Informações Logísticas.


As funções dos sistemas de informações são agir como elos que ligam as atividades logísticas em um processo integrado, utilizando softwares e hardwares para o gerenciamento das operações, não somente na empresa como também em toda cadeia de suprimento. 


Planejamento Estratégico: as informações logísticas obtidas dos 03 níveis abaixo do topo são os suportes para o desenvolvimento e para a melhoria contínua da estratégica logística. 

Apoio a Decisão: tem como funcionalidade dos sistemas de informações logísticas utilizarem os softwares como ferramenta decisória para todas as atividades operacionais e estratégicas, assim elas não sejam realizadas somente no feeling. 

Controle Gerencial: sua função é buscar as informações no sistema transacional para que possa gerenciar suas atividades logísticas, incluindo as ferramentas de mensuração como indicadores em geral. 

Sistema Transacional: é a base das outras operações, onde são retiradas informações das atividades do planejamento e coordenação. Também é o local para compartilhar as informações logísticas com outras áreas de uma empresa, como a produção, marketing,..). 


Tipo de Software 

O sistema ERP é uma plataforma desenvolvida utilizada para integrar diversos setores de uma empresa, possibilitando o armazenamento de todas as suas informações de negócios. 

Benefícios alcançados são: 

• Integração e padronização dos dados; 
• Maior confiabilidade dos dados (monitorados em tempo real); 
• Revisão dos processos; 
• Redução de Custos; 
• Otimização do fluxo de informações; 
• Nova dinâmica na tomada de decisões; 
• Homogeneização das práticas operacionais e formas de gerenciamento (filiais). 


Sob a visão logística, o objetivo principal do sistema ERP é atuar como sistema transacional, gerando soluções onde existe a ausência de integração entre as atividades logísticas. As evoluções tecnológicas proporcionam vantagens para as operações logísticas, são mais confiáveis, mais rápidas, mais eficientes e possui um custo reduzido, uma maior disponibilidade de informações sobre os processos e permitem analisar informações.

GRUPO AZUL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!!!