Devido a grande competitividade que surgiu com a globalização dos mercados, muitas empresas passaram a evidenciar a ineficiência de seus processos, a perceber os altos custos de produção e os grandes desperdícios envolvidos na distribuição de seus produtos. Juntamente com a grande diversidade deles, os riscos de ruptura no atendimento por falta de produtos e o novo perfil do consumidor, se tornaram fatores que provocam grandes mudanças nas organizações e fazem com que as empresas revejam a sua estratégia competitiva.
Dentro desse contexto, os Centros de Distribuição se tornaram um grande fator de diferenciação competitiva, tendo como principal objetivo agregar valor ao produto por meio da disponibilidade imediata, fazendo com que os prazos de entrega sejam diminuídos, as distâncias reduzidas, surgindo uma maior flexibilidade para atender as demandas do cliente de forma personalizada, dentro da velocidade exigida por ele e consequentemente reduzindo custos e desperdícios.
Segundo Santos, um Centro de Distribuição constitui um dos mais importantes e dinâmicos elos da cadeia de suprimentos, ele é um armazém cuja missão consiste em gerenciar o fluxo de materiais e informações, consolidando estoques e processando pedidos para a distribuição física. Podendo também manter o estoque necessário para controlar e equilibrar as variações entre o planejamento de produção e a demanda.
Nele são recebidas cargas de um ou de vários fornecedores que são então separadas com o intuito de consolidar os produtos em quantidades e pedidos corretos, combinando o carregamento para depois serem encaminhados aos clientes finais.
Segundo Hill (2003), os centros de distribuição são projetados para colocar produtos em movimento, e não apenas para armazená-los. São depósitos grandes e automatizados, projetados para receber produtos de várias fábricas e fornecedores, receber os pedidos, atendê-los com eficiência e expedir os produtos para consumidores de uma determinada região o mais rápido possível. Ainda segundo ele, os principais fatores que levam ao uso de Centros de Distribuição são basicamente:
- Redução do Lead Time;
- Desempenho nas entregas;
- Localização geográfica;
- Melhoria no nível de serviço;
- Redução dos custos logísticos;
- Aumento do market share;
- Novo patamar de competitividade.
Por fim, a implementação de um Centro de Distribuição pode contribuir positivamente em uma empresa se tornando um meio estratégico, pois com ele é possível atender mais rapidamente o cliente, aumentando assim o nível de serviço e garantindo a fidelidade do mesmo, coordenar o fluxo de mercadorias, proporcionando mais organização, agilidade e menos custos a empresa. Além de proporcionar ao cliente uma economia de tempo de operação gerada do recebimento de um único carregamento com todos os produtos necessários, ao invés de ser preciso receber carregamentos separados de cada fornecedor.
Porem para essa implementação de um Centro de Distribuição é necessário que se faça um estudo com o maior numero possível de informações, após isso elas devem ser analisadas e também deve ser verificado se essa implementação é a melhor decisão a ser tomada.
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