quarta-feira, 18 de abril de 2012

Agilidade no fluxo de materias

Com maiores fluxos de materiais dentro de uma organização surge uma dúvida. Qual o melhor equipamento para realizar as movimentações atingindo a maior eficiência ??

Quando falamos em movimentação de cargas que necessitam ser transportadas automaticamente e na horizontal podemos citar três tipos de equipamentos que podem trazer ótimos resultados.
Vamos fazer uma análise destes três equipamentos com características, pontos fortes e francos.

AGVS (Veículos Automaticamente Guiados)

Estes veículos são controlados por um sistema via computadores. O seu funcionamento é basicamente por leitura de uma faixa que é colocada no piso do armazém, podemos dizer que assemelha com os trilhos de um trem a onde não há a faixa ele certamente não passará.
Pontos fortes: Oferece segurança aos usuários, possui flexibilidade devido a quantidades de acessórios que podem ser aderidos ( roletes, garfos, plataformas), possui uma manutenção que se assemelha com a de uma empilhadeira.
Ponto fraco: Complexidade devido ao sistema de operação.



Transportador contínuo de paletes

Este equipamento possui roletes motorizados que são utilizados para o transporte das matérias podendo ser encontrados com talistas ou placas.

Pontos fortes: Muito recomendado para produção em massa e possui custos baixos para a aquisição.

Pontos fracos: Para instalação é necessário que haja piso e espaço suficiente e não há flexibilidade, pois só é eficaz quando o fluxo de matérias é fixo.





Monotroles automatizado 

Estes equipamentos ficam suspensos nas estruturas do local sua movimentação é por trilho fixado no chão. São equipados com motores automatizados e inteligentes.
Pontos fortes: Para locais que não possuem muito espaço no piso e possibilita a interação com outros equipamentos.

Pontos fracos: Preço alto para aquisição e manutenção difícil em função da má localização onde se encontra.



Há diversos equipamentos de movimentação de cargas no mercado para cada situação um equipamento adequado. Cada organização deve estudar o melhor equipamento para atender as necessidades da produção.

Fonte: Revista Intra Logística, Nº 248, Maio de 2011

Grupo Amarelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!!!