quarta-feira, 25 de abril de 2012

OGMO - Santos



O OGMO – Santos (Órgão Gestor de mão-de-obra) é uma empresa que tem o intuito de fornecer profissionais treinados e qualificados para o maior porto da América Latina, o Porto de Santos. Ela tem a responsabilidade de efetuar os pagamentos diários que alcançam números entre 4.500 e 5.500. Dessa forma, o volume mensal é de, aproximadamente, 150.000 pagamentos. A empresa também apresenta um alto grau de informatização que se tornou fundamental por causa dos serviços prestados.

Surgimento

Com a finalidade de administrar o fornecimento da mão-de-obra do trabalhador portuário e do trabalhador portuário-avulso, em 25 de Fevereiro de 1993, com base na lei n° 8.630, os operadores portuários iniciaram a formação de um órgão de gestão de mão-de-obra do trabalho portuário, em cada porto organizado. Tendo assim, o objetivo de promover o treinamento e a habilitação profissional do trabalhador.

Então, em 20 de Dezembro de 1994, começaram as sugestões e debates a respeito das negociações para a implantação do OGMO. Em 15 de Maio de 1995 o comandante Milton de Almeida tomou posse como Diretor-Presidente. 

Em abril de 2010, foram aprovadas as mudanças no Estatuto Social do OGMO - Santos, em Assembleia Geral Extraordinária, na qual o cargo de Diretor Presidente foi extinto. Tal mudança ocorreu devido o atual sistema de gestão do OGMO-Santos, que permite o acompanhamento de suas funções pelo colegiado de diretores, sem que um alto executivo do setor tenha que, individualmente, sacrificar a sua rotina profissional.

Valores
  • Princípios: Ética , Comprometimento, Independência, Transparência, Flexibilidade, Inovação.
  • Negócio: Ofertar mão de obra portuária gerida com base na Lei de Modernização dos Portos e em princípios atualizados de qualidade.
  • Missão: Administrar e fornecer profissionais treinados, capacitados e habilitados, visando a excelência da mão de obra utilizada nas operações do Porto de Santos.
  • Visão: Ser a referência na gestão de mão de obra portuária. 


Principais atribuições


I - administrar o fornecimento da mão de obra do trabalhador portuário e do trabalhador portuário avulso;

II - manter, com exclusividade, o cadastro do trabalhador portuário e o registro do trabalhador portuário avulso;
III - promover o treinamento e a habilitação profissional do trabalhador portuário, inscrevendo-o no cadastro;
IV - selecionar e registrar o trabalhador portuário avulso;
V - estabelecer o número de vagas, a forma e a periodicidade para acesso ao registro do trabalhador portuário avulso;
VI - expedir os documentos de identificação do trabalhador portuário;
VII - arrecadar e repassar, aos respectivos beneficiários, os valores devidos pelos operadores portuários, relativos à remuneração do trabalhador portuário avulso e aos correspondentes encargos fiscais, sociais e previdenciários. 


Treinamentos


A administração do Ogmo-Santos tem a preocupação de manter os trabalhadores sempre atualizados e competitivos no mercado de trabalho. Por isso, a empresa oferece através do Programa de Ensino Profissional Marítimo (PREPOM), vários cursos de treinamento, capacitação e habilitação para portuários.

Cursos de Formação: Preparam os trabalhadores para o desempenho de cargos e o exercício de funções e ocupações peculiares às atividades de movimentação de carga nos portos.
  • Básico do Trabalhador Portuário – CBTP
  • Básico de Arrumação e Estivagem Técnica – CBAET
Cursos Expeditos: Promovem a habilitação técnico-profissional.
  •  Operação com Cargas Perigosas – COCP
  •  Sinalização e Movimentação de Cargas – CSMC
  •  Operação com Veículos Leves – COVL
  •  Operação com Cavalo Mecânico e Hidráulico – COMH
  •  Operação com Emp. de Pequeno Porte – COEPP
  •  Operação com Trator e Pá Carregadeira – COTPC
  •  Operação com Guincho de Bordo – COGB
Cursos Especiais: Preparam os trabalhadores para atividades que exijam qualificações específicas não conferidas por cursos de outras modalidades.
  •   Básico de Inglês Portuário – CBIT
  •   Avançado de Inglês Portuário – CAIT
  •   Cidadania e Relacionamento Pessoal – CECIRP
  •   Procedimento Op. Padrão de Contêiner e Sacaria – CPOPCS

Segurança no trabalho

O OGMO investe no aperfeiçoamento e reforçamento dos sistemas de segurança e de proteção ao trabalhador no Porto de Santos. Promovendo assim, um amplo programa de capacitação do corpo técnico em questões ligadas a segurança, meio ambiente e saúde.

Todos os acidentes, incidentes e avarias são analisados criteriosamente pelo setor ouvindo todas as partes envolvidas e recomendando ações para melhoria das atividades portuárias. 

O SESSTP (Serviço Especializado em Segurança e Saúde no Trabalho) do OGMO-Santos procura sempre aprimorar a qualidade no fornecimento de EPI’s, ouvindo sempre a opinião do trabalhador. O objetivo é buscar maior conforto e proteção em suas atividades.

Todo TPA, após passar por rigoroso treinamento, tem direito e dever de utilizar o Kit Básico de EPI.
Kit básico: Capacete, óculos de proteção, botas, protetores auriculares e luvas.
Em operações que movimentam cargas especiais, o TPA deverá utilizar o Kit específico.
Kit específicos: Máscaras descartáveis, máscaras contra agentes químicos, botas de PVC, óculos ampla visão e roupas especiais.

O OGMO fornece ainda uniformes, botas e capas de chuva para todos os TPA’s.

Como forma de incentivar o uso de EPI's, o OGMO usou um folder ilustrativo:




Medicina do Trabalho


O OGMO de Santos , desde 1999, tem um setor de Medicina Ocupacional, responsável por levar informação e bem-estar aos trabalhadores. As principais atividades são de ações de prevenção e promoção da saúde, para diminuir ou neutralizar os danos decorrentes das atividades laborais, visando assim, a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores.

Em 2012, a medicina do trabalho está realizando a manutenção da campanha de orientação sobre Hipertensão e Diabetes. Outra atividade da programação é a 5ª Campanha de Detecção de Hepatite C, que será realizada no primeiro semestre. Em dezembro, o órgão realizará campanhas de combate ao HIV, com alusão ao Dia Mundial de Combate à Aids (1º de dezembro). 

O setor de medicina funciona das 8 às 11h45 e das 13 às 17h45, no PE3 (Posto de escalação 3), localizado na Avenida Mário Covas, sem nº, em Santos.


Curiosidade

O OGMO - Santos tem diversos convênios que permitem uma porcentagem em

desconto para os avulsos e dependentes diretos. Há parceiros de diversos setores, como: academias, alimentação, beleza, despachante, farmácias, lazer, imobiliárias, seguros, educação e saúde em geral.


Localização

O OGMO - Santos está localizado na Av. Conselheiro Nébias, nº 255 – Vila Mathias – Santos/SP. Para obter maiores informações acesse o site www.ogmo-santos.com.br ou ligue no telefone: (13) 3228-9191.
www.ogmo-santos.com.br
http://www.andrehq.com.br/website/portifolio_detalhar.asp?cod=204&idi=1&id_portifolio=3373

GRUPO VERMELHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!!!