Após aquisição da marca Reebok em 2006 a Adidas reestruturou suas operações de distribuição da Europa.
A Adidas em substituição a quatro armazéns reuniu em um só local (Trafford em Marchester), o estoque da Reebok, Taylor-Made , Rockport, Ashworth e Adidas.
De acordo com Tim Adams, responsável por soluções globais da Adidas, “a automoção no centro de distribuição permite lidar com grandes volumes em um espaço pequeno, o que mantém os custos indiretos baixos, além de ter aumentado a eficiência em cinco vezes”.
De acordo com Tim Adams, responsável por soluções globais da Adidas, “a automoção no centro de distribuição permite lidar com grandes volumes em um espaço pequeno, o que mantém os custos indiretos baixos, além de ter aumentado a eficiência em cinco vezes”.
Centro de distribuição automatizado Adidas em Trafford, Manchester.
O surgimento da Adidas
No
início da década de 20 Adolph Dassler iniciou um pequeno negócio na velha
lavanderia de sua mãe na cidade alemã Herzogenaurach onde ele produzia malas
militares e calçados esportivos para que assim pudesse sustentar sua família.
Sem dispor de máquinas, eletricidade ou materiais adequado todos os calçados
eram de couro e feitos à mão.
Após um período
difícil de inflação e desemprego, seu irmão, Rudolf, juntou-se ao negócio em 1924. Em pouco tempo, trabalhando dia e
noite os irmãos e seus 12 funcionários conseguiam produzir 50 calçados por dia.
Nas Olimpíadas de 1936, em Berlim, atletas usando calçados Dassler conquistaram 40 medalhas de ouro. O ódio de Adolf Hitler foi tanto que, assim que a Segunda Guerra Mundial começou, mandou confiscar a fábrica dos irmãos. Durante este período, eles passaram dificuldades para manter o negócio em funcionamento. Neste momento os irmãos decidiram seguir caminhos distintos.
Rudolf fundou a Puma, Adolph criou a adidas. O nome Adidas deriva de “ADI”, apelido de Adolph, e “DAS” iniciais de seu sobrenome Dassler. A marca adidas foi registrada somente em 18 de agosto de 1949.
Atualmente a Adidas é a segunda maior empresa de
equipamentos esportivos do mundo, atrás da americana Nike.
Sede da Adidas em Herzogenaurach, Alemanha.
Adidas e sua logística reversa
A empresa Adidas do
Brasil lançou no último mês de janeiro o programa Logística Reversa. Este programa
tem o intuíto de diminuir as impactos ambientais causados pelo descarte de
calçados.
Como participar da Logística Reversa?
Muito simples! Basta
que o usuário entregue seu tênis sem condição de uso, vale a pena ressaltar que
este calçado pode ser de qualquer marca, numa das lojas Adidas. Na loja o
cliente assina um termo de doação para que o calçado possa ser reciclado e em
troca ganhará um brinde Adidas.
O que acontece com o material coletado?
A Adidas fez parceria
com RCR (empresa de logística reversa e gestão ambiental) que receberá todo o
material coletado e o transformará em combustível para alimentar fornos de
cimento.
O descarte deverá ser
feito nas lojas ou outlets Adidas que possuam esta identificação:
Fontes: site www.adidas.com.br
revista Intra Logística nº 252 setembro 2011
GRUPO BRANCO
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