quinta-feira, 5 de abril de 2012

Trabalho Mais Seguro



Hoje as empresas já consideram este requisito muito importante para o funcionamento e qualidade de vida dos profissionais que nela trabalham. Vários meios são utilizados para facilitar o desenvolvimento do trabalho de maneira que ofereça o menor risco possível para a saúde do funcionário.

Dentre as normativas brasileiras NR17 (leis regulamentadoras que permitem melhor adaptação de trabalho às características psicofisiológicas do trabalhador) aprovadas pela Portaria GM n.º 3.214, de 08 de junho de 1978 06/07/78 temos:

A ergonomia palavra grega que significa “ergon” Trabalho e “nomos” leis ,é uma ciência que visa promover melhor desempenho nas atividades profissionais com o máximo de segurança e conforto .Avaliando assim as condições do ambiente de trabalho , os equipamentos, o mobiliário utilizado ,(o levantamento ,transporte e descarga de materiais) e a organização do trabalho , podendo ser aplicada em várias áreas de atividades (Industrial, hospitalar, transportes, escolar , sistemas informatizados entre outros).Adaptando assim o trabalho ao homem (Grandjean ,1980)

Um ambiente seguro é direito do trabalhador, onde ele possa transitar e exercer suas funções sem riscos a sua saúde.Um ambiente com iluminação , temperatura e ruídos adequados promove bem estar.

Algumas técnicas de exercícios, dentre elas o alongamento , podem aliviar tensões musculares por esforços repetitivos. 




A postura correta pode evitar dores musculares e a reeducação postural depende da escolha de equipamentos apropriados: posição e tamanho da cadeira,da mesa ,do computador e do teclado.



O transporte e levantamento manual de cargas realizado de forma incorreta pode gerar um grande número de lesões e acidentes no trabalho . Temos a seguir exemplos da maneira correta de levantamento e transporte de cargas. 



Braços esticados entre as pernas, joelhos em angulo de 90° graus

Dorso plano, pernas distantes lateralmente, tronco em mesma flexão.





A movimentação manual deve ser evitada ou minimizada ao máximo possível, pois causa inúmeros acidentes e fadiga intensa. 

Uso de equipamentos de proteção

Os EPIs como são chamados os Equipamentos de Proteção Individual, também são formas de proteção e segurança ao trabalhador ,seu uso é muito importante para a proteção pessoal de cada um e irá garantir a continuidade do trabalho. Exemplos de EPIs: 



Na utilização dos EPIs é essencial verificar:

-Tamanho correto e adequado a cada funcionário, evitando lesões,
- Certificação como a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)e a Internacional Electrical Code (IEC),
-Manutenção constante estando em apropriadas condições de uso e guardadas adequadamente,
-Use EPIs de fabricantes conhecidos, usando-os somente para as finalidades as quais foram projetados.

Treinamento sobre segurança

Frequentemente empresas promovem treinamentos sobre segurança do trabalho, oferecendo a seus funcionários palestras, vídeos, treinamentos de brigada e primeiros -socorros, ministradas por profissionais na área de segurança como técnicos de segurança que no dia-a-dia da empresa controlam e fiscalizam o uso de equipamentos e as condições de trabalho. 





“Segurança é responsabilidade de todos nós''
Fontes

Revista IntraLogística nº252 - De Setembro/2011 - pág. 20





GRUPO BRANCO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!!!