domingo, 29 de abril de 2012

Equipamentos de Movimentação de Cargas no Porto de Santos

Existem cinco tipos de equipamentos de movimentação de materiais: veículos industriais, equipamentos de elevação e transferência, transportadores contínuos, embalagens, recipientes e unitizadores e estruturas para armazenagem. 

Veículos Industriais

São equipamentos, motorizados ou não, usados para movimentar cargas intermitentes, em percursos variáveis com superfícies e espaços apropriados, onde a função primaria é transportar e ou manobrar.

Os tipos mais comuns são: Carrinhos industriais, empilhadeiras, rebocadores, autocarrinhos (AGV) e guindastes autopropelidos.

São utilizados tanto junto ao processo de produção como no de armazenagem para não só transportar cargas, mas também coloca-las em posição conveniente. Sua principal característica é a flexibilidade de percurso e de carga e descarga.

Equipamentos de elevação e transferência

São equipamentos destinados a mover cargas variadas para qualquer ponto dentro de uma área fixa, onde a função principal é transferir.

Os tipos mais comuns são: talhas, guindastes fixos, Pontes rolantes, pórticos e semi-pórticos.




Transportadores Contínuos

São mecanismos destinados ao transporte de graneis e volumes em percursos horizontais, verticais ou inclinados, fazendo curvas ou não e com posição de operação fixa. São formados por um leito, onde o material desliza em um sistema de correias ou correntes sem fim acionado por tambores ou polias.

Principais tipos são: Correias planas ou côncavas, elemento rolantes: rodízios, rolos ou esferas, correntes: aéreas ou sob piso, taliscas e elevador de caçamba contínuo.

São utilizados onde haja grande fluxo de material a ser transportado em percursos fixos.













Embalagem

Embalar um produto significa dar-lhe forma para sua apresentação, proteção, movimentação e utilização, a fim de que possa ser comercializado e manipulado durante todo o seu clico de vida. A embalagem precisa ser idealizada, levando-se em conta que uma mercadoria deverá passar por três fases de manuseio, quando comercializada, quais sejam:

· No local da produção, quando será embalada e armazenada;

· No transporte, quando sofrerá os efeitos do seu deslocamento de um ponto a outro, incluindo os transbordos;

· No seu destino final, quando terá outras manipulações.

As cargas para o transporte devem ser, sempre que possível unitizada para facilitar o seu transporte e dar maior proteção às mercadorias, o que pode ser feito por meio de contêineres, “big bags” ou “pallets”.

Recipientes e unitizadores


Corresponde à alocação de um conjunto de mercadorias em uma única unidade com dimensões padronizadas, o que facilita as operações de armazenamento e movimentação da carga sob forma mecanizada. Não constitui propriamente uma embalagem, é um acessório para o deslocamento ou transporte de carga, não integrando o produto ou o conjunto de produtos armazenados.

Estruturas de armazenagem

As estruturas de armazenagem são elementos básicos para a paletização e o uso racional de espaço. E atendem aos mais diversos tipos de carga. São estruturas constituídas por perfis em L, U, tubos modulares e perfurados, dispostos de modo a formar estantes, berços ou outros dispositivos de sustentação de cargas.


Dessa forma a movimentação de cargas no Porto de Santos registrou no primeiro bimestre deste ano números recordes no total acumulado e no desempenho mensal. Com 7.180.001 toneladas operadas em fevereiro, a alta chegou a 17,1%, acumulando 13.461.242 toneladas e alavancando o crescimento do bimestre para 8,1%. Foi, ainda, a primeira vez que a performance de fevereiro chegou à casa das 7 milhões de toneladas. Com os resultados apurados no bimestre mais a previsão para os demais meses, 2012 deve fechar com 99,74 milhões de toneladas.

Porteiner

Equipamento utilizado na movimentação de contêineres, graneis ou volumes do navio para o costado e vice-versa. Em formato de pórtico, possui uma lança que se prolonga até o mar, deslocando as cargas por sobre um trilho, acoplada a um spreader ou dispositivo de movimentação ( gancho, eletroímã, caçamba etc.).

Tem motor elétrico de 440 v, possui lança levadiça por meio de cabos, capacidade de carga para 45 ton., possui joystick operacional e spreader multifuncional.


Tranteiner é um Pórtico rolante em estrutura de portais, montada sobre um veículo apoiado em rodas Férreas ou sobre pneus. 

  • São utilizados na movimentação e armazenamento de contêineres;
  • Possuem spreaders de 20 e 40 pés (o Spreader acopla o Contêiner pela parte superior);
  • Tem capacidade de empilhamento: 6 alturas;
  • Combustível: motor elétrico ou a diesel.








Grupo Laranja

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