quinta-feira, 19 de abril de 2012

Cuidado com empilhadeiras

Treinamento e manutenção para evitar acidentes com o equipamento


A OSHA (“Occupational Safety and Health Administration”, Administração da Saúde e Segurança Operacional) estima que aproximadamente 680.400 acidentes com empilhadeira ocorrem a cada ano. A maioria desses acidentes podem ser evitados com treinamento adequado e a adoção de boas praticas e hábitos de trabalho seguros.


As empresas devem focar seus esforços em seis áreas principais para ajudar a criar um ambiente sem perigos.


1.  Treinamento do operador

Quando realizado com correção, o treinamento do operador deve consistir de uma progressão lógica de evento que resultem em operadores bem informados e experientes que praticam constantemente o habito de trabalhos seguros.

Treinamento inicial do operador
Alem de aprender as regras gerais de movimentação de matérias do local de trabalho e como operar os equipamentos, os colaboradores também devem implementar os hábitos de operação seguros.

Tempo de desenvolvimento das capacidades e da certificação
A certificação não só significa que o operador foi treinado,mas também que o empregador certificou ter o funcionário desempenhando todos os requisitos da tarefa com sucesso e segurança.







2.  Supervisão

Mesmo se o programa de treinamento dos operadores de empilhadeira for dos melhores, ele só será eficaz se for apoiado por uma forte estrutura de supervisão. Se, após o termino do treinamento, seus novos operadores entrarem em um ambiente onde os supervisores experientes desrespeitam os hábitos de segurança, existe uma boa chance de qualquer lição aprendida pelos novos operadores ser esquecida rapidamente.


 3 Manutenção

Essa é uma área onde se é possível trabalhar com um mínimo indispensável. Se o gestor sacrificar os equipamentos e facilitar a manutenção, sacrificará a segurança do funcionário, além do tempo de operação, a produtividade e a vida útil dos equipamentos.


4.  Inspeção Pré-uso

Embora uma inspeção pré-uso cuidadosa seja exigida pela OSHA, é também uma pratica inteligente das empresas. Essas inspeções sempre devem ser feitas antes que qualquer equipamento seja colocado em operação durante um expediente.


5.  Legislação e Normas

O conhecimento das exigências de treinamento 1910.178 da OSHA ajuda a empresa e o operador a cumprirem a legislação e criar um local de trabalho ainda mais seguro. A norma ANSI/LTSDF B56.1 de 2004/2005 também contém informações atualizadas que podem ajudar as praticas seguras com empilhadeiras.


6.  Avaliação Constante

A área final a ser focada para ajudar a criar um ambiente seguro para a operação com empilhadeiras é a avaliação do local de trabalho. Somente através da constante avaliação do local de trabalho é possível determinar os objetivos e identificar as áreas de treinamento e melhorias adicionais.


FONTE: Revista Intra logística, n° 248, Maio de 2011


GRUPO LARANJA


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!!!