quinta-feira, 26 de abril de 2012

Porto de Santos

Inauguração

Era 2 de fevereiro de 1892, nesta data a Companhia Docas de Santos inaugura oficialmente, o que mais tarde se tornaria o maior porto da América do Sul. Inicialmente havia somente 260 metros de cais para o recebimento e a expedição de mercadorias. Situado na área do Valongo, era um Porto novo e moderno e seu 1º Navio foi o “Nasmith” de bandeira inglesa.


Com esta inauguração logo houve diversas mudanças estruturais no Porto para aperfeiçoar o escoamento das cargas. Após a realização destas melhorias, não houve mais necessidade de se utilizar trapiches e pontes que ligavam o chão lodoso aos navios e passou a se usar muralhas de pedras, que formavam um costado, onde os navios aguardavam o carregamento ou o descarregamento. Houve tambem a implantação de uma via férrea e de novos armazens para suprir a demanda da movimentação de cargas.

História

A existência do Porto de Santos surgiu pela colonização do Brasil em 1532 com a expedição de Martin Afonso de Souza. Visando proteger o Porto de Santos, Braz Cubas logo transferiu o porto que até então se localizava na baia de Santos para o interior do canal protegendo de ataque de pitaras, saqueadores, vento e ondas. Com três séculos e meio o porto havia muito esforço físico e poucos equipamentos. E não havia muitas preocupações com a saúde e condições de trabalho resultando em doenças e até mesmo epidemias. Ainda em tempos de Império em 12 de julho de 1888 o porto foi liderado por um grupo com Cândido Gaffrée e Eduardo Guinle que tiveram autorização de explorar e construir o cais santista por 90 anos, mas em 1980 termina a concessão de exploração da Companhia de Docas de Santos, logo o Governo Federal cria a Companhia de Docas dos Estados de São Paulo (CODESP) - empresa do Governo Federal que administra o Porto e tambem possui a Autoridade Portuária. 




Em 1993 o Porto abriu a possibilidade de arrendamento para as empresa privadas dando o poder de explorar o terreno arrendado mediante a concorrência publica.


Atualmente o porto de Santos possui 12 metros de calado que liga o estuário aos terminais, este canal possui manutenções (dragagens) para manter esta profundidade. Mas mesmo assim torna-se uma das maiores preocupações para o porto de Santos visando o futuro, pois a expectativa dos navios é se tornarem maiores necessitando de um calado maior para a navegação segura.


Ao longo de seus 120 anos, o Porto cresceu, evoluiu e hoje é o maior da América do Sul, atravessou todos os ciclos de crescimento da economia do Brasil e se adaptou as novas cargas que surgiam e desapareciam até o período atual com o uso do container, e a grande diversidade de produtos importados e exportados que passam por ele. Atualmente o Porto de Santos movimenta anualmente cerca de 60 milhões de toneladas de cargas diversas e são 12 km de Cais entre as duas margens direita e esquerda com vários terminais que fazem deste o maior Porto da América do Sul.



Armazéns

Armazém de líquidos ou tanques

São armazéns que só é possível estocar líquidos de diversas densidades em grandes tanques. Estão localizados no cais do Saboó e da Alemoa.



Armazém Tefer

São terminais para o armazenamento de fertilizantes ou carvão. Estão localizados no Saboó.


Armazém Ro-Ro

Sua principal característica é o recebimento e expedição de veículos que possuem rodas podendo variar de carros, caminhões e até mesmo máquinas. Estes terminais estão localizados no cais do Saboó.


Armazém de Grãos (Silos)

Somente grãos são armazenados em silos que é a forma mais adequada destas mercadorias. Estão localizados na Alemoa.


Fontes:
http://www.portodesantos.com.br/historia.php
http://www.antaq.gov.br/portal/pdf/Portos/Santos.pdf
http://www.rpeotta.com.br/portifolio/case.php?case=c18
http://santosshiplovers.blogspot.com
http://www.ikso.com.br/site/produtos.php?idioma=pt&id=18
http://www.terminalas.lt/eng/Ro-Ro-General-Cargo-Terminal/Ro-Ro-cargo
http://www.lpclatina.com.br/eng-proj.asp
http://pt.wikipedia.org/wiki/Porto_de_Santos
http://pt.wikipedia.org/wiki/Porto_de_Santos#Hist.C3.B3ria

Grupo Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!!!