sábado, 7 de abril de 2012

Construa com Tecnologia

Novidades na construção de um Centro de Distribuição (CD)

Quando uma empresa pretende construir o seu CD, ela deve contar com vários pontos diferenciais que ajudam a melhorar no processo de estocagem, movimentação de produtos entre outras coisas. 

Também há um fator que todas as grandes empresas buscam que é o termo da sustentabilidade, que como o nome já diz, é um conceito da logística sustentável com o objetivo de reduzir os custos diários, como por exemplo, o fornecimento de energia. No começo de uma grande construção de CD, dois fatores são muito importantes: a cobertura e a iluminação do local.

A cobertura é um elemento principal na construção de um centro de distribuição, pois interage com os outros itens como ventilação, iluminação natural, etc. As coberturas são feitas principalmente de aço, alumínio ou policarbonato. 

A Belmetal oferece um modelo feito de alumínio e policarbonato chamado de Skylux. Ele foi desenvolvido para que haja melhor proveito da luz natural, seja em comércio ou uma indústria. De acordo com Luiz Valério Trindade, gerente de produto, esta cobertura pode gerar cerca de 80% de economia de energia elétrica. 
Cobertura Skylux da Belmetal
Já a Marko, a partir de 1979, passou a oferecer um sistema diferente feito de aço, chamado Roll-on, integrando a estrutura e a cobertura no mesmo produto vedando completamente o espaço. São treliças paralelamente dispostas, sobre as quais são desenroladas bobinas contínuas de aço, sem emendas, furos ou sobreposições, criando canais com o comprimento total da cobertura. Outra inovação da empresa é o sistema "Just in Time", um complemento estrutural que usa o Roll-on, mas este podendo ser montado no chão. Uma outra grande vantagem dessas coberturas é que elas não geram lixo. "A obra é limpa, pois não se produz entulho na instalação das telhas, contribuindo para a preservar o meio ambiente", declara Eloise Scabia, e com isso é garantido uma melhor qualidade no processo de estoques à pronta entrega.


Cobertura Roll-on da Marko
CD das Casas Bahia em São Bernardo do Campo(SP), uma das lojas que utilizam a cobertura Roll-on.

Outras empresas não priorizam as coberturas, e focam toda a sua estrutura. A Codeme é uma dessas empresas, ela atua em toda a obra, desde a execução do projeto básico, que passa por detalhamento, fabricação, jateamento, pintura e transporte até a montagem de toda estrutura, além da ventilação e iluminação do CD. A empresa aposta em sustentabilidade e utiliza a lã de poliéster como isolante termoacústico e é feita com 85% de material reciclado.
CD da Avon de Cabreúva - Estruturas Codeme
CD da Avon em Cabreúva(SP) conta com estruturas da Codeme.

A iluminação também é outro fator importante no processo de construção dos CDs, deve ser bem planejado e bem elaborado para que o local possa ficar bem iluminado e ao mesmo tempo gerando consumo de energia. A Naturalux tem um sistema que é colocado em cima das telhas, e ele consegue captar, transmitir e difundir a luz solar. "A solução garante 99,7% de refletividade, transmitindo a luz por até 15 metros dentro do CD", explica Miguel Rocha. Em todo CD são colocadas luminárias que utilizam luz natural, e assim dispensando luzes artificiais. Sabemos que é necessário que haja investimento em equipamentos e automatização para que a eficiência de uma operação possa aumentar, e assim sendo, trazendo mais retorno financeiro para a empresa, mas vimos também que ações simples aplicadas no começo da construção podem gerar economia e bons resultados na preservação do meio ambiente.


Fontes:

Revista IntraLogística nº 248 de maio/2011 - pág. 22
http://www.radarindustrial.com.br/produto/100466/skylux-sistema-de-iluminacao-natural.aspx 
http://www.naturalux.com.br/modelos/ 
http://www.marko.com.br


Grupo Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!!!