terça-feira, 15 de novembro de 2011

"Anvisa aperta vigilância em navios de cruzeiros para temporada 2011 / 2012 "


Aconteceu nos dias 14/09 e 15/09, um encontro no Rio de Janeiro com armadores e operadoras de cruzeiros promovido pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), com o objetivo de eliminar alguns problemas identificados em relação às condições sanitárias em navios de cruzeiros.

Problema este detectado e com base na última temporada (2010/2011), em que foram observados  casos de gripes e diarréias em 3 de 20 navios, apresentando 792 registros.

Os maiores casos foram os de armazenagem, preparo, distribuição de alimentos e controle de qualidade de água.  

Quanto às irregularidades de armazenamento de alimentos,  44%  são em função do uso de materiais conflitantes com a higiene, tais como papelão, vasouras, produtos saneantes, etc. Já 26% dos alimentos foram mantidos fora de acondicionamento ideal de temperatura enquanto estavam expostos para consumo,  e mais 26% foram sobre talheres enrolados somente em guardanapos enquanto o correto seria estarem em invólucros plásticos especialmente para proteção e higienização de talheres.

Sobre o problema da qualidade da água nos navios,  30% dos produtos utilizados em desinfecção, não estavam devidamente armazenados e 10% relacionados em problemas de níveis de cloro na água oferecida aos passageiros, inclusive para o consumo. Situação esta de muito perigo para a saúde humana.

O encontro teve a participação de técnicos da agência, que apresentaram um guia sanitário de interesse para armadoras, operadoras, funcionários e passageiros, além de um hotsite dedicado a passageiros e interessados pelo setor.

O vice- presidente da Abremar (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos), Sr. André Pousada, disse que o encontro foi uma ótima oportunidade para armadores e operadoras que puderam apresentar dificuldades de operação enfrentadas no setor, sendo de grande importância para ajustes que facilitarão o andar da temporada.

A temporada 2011/2012 terá 17 navios e 895 mil passageiros.


A Anvisa atende na central de atendimento pelo telefone: 0800-642-9782.

Visite hotsite da Anvisa.

Assista um vídeo sobre o assunto com Sr. Fabio Rocha especialista em controles de embarcações da Anvisa.


Fontes:
 http://www.youtube.com/watch?v=LY9qGbqp2oc

Grupo Preto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!!!