http://www.cgimoveis.com.br/logistica/empresas-de-transporte-ferroviario-investem-na-modernizacao-de-sistemas |
De acordo com Keedi e Mendonça (2000), o
modal ferroviário é realizado por trens, compostos por vagões, que por sua vez
são puxados por locomotivas, para este transporte são utilizados os trilhos.O
modal ferroviário é conhecido como todo transporte de pessoas ou produtos/materiais
efetuados através de vias férreas (estrada de ferro = trilhos) em vagões
fechados, plataformas, etc.
Geralmente as os trens são compostos por aproximadamente 100 vagões, cada com capacidade em torno de 72 toneladas.
Geralmente as os trens são compostos por aproximadamente 100 vagões, cada com capacidade em torno de 72 toneladas.
O transporte ferroviário tem como característica principal o atendimento a longas distâncias e grandes quantidades de carga com menor custo de seguro e frete. Porém a flexibilidade no trajeto é limitada tornando-o mais demorado. O Brasil tem apenas a décima maior extensão em trilhos, um total aproximado de 29.000 Km.
Além da grande capacidade de cargas deste modal, o mesmo também possui um baixo consumo energético por unidade transportada, um menor índice de roubos/furtos e acidentes em relação ao transporte rodoviário.
O modal ferroviário encontra muita dificuldade em percorrer áreas de aclive e declive acentuado, ocasionando o reembarque (transbordo) de mercadorias para que as mesmas possam chegar no seu destino, além de um elevado custo de investimento na manutenção e funcionamento de todo o sistema.
Outro ponto crítico do meio ferroviário brasileiro é a diferença no tamanho das bitolas (distância interna da face interior dos trilhos por onde deslizam as rodas de ferro). Pois na malha ferroviária do Brasil é comum encontrar a bitolas métricas, com medida de 1,00 m., e também é bitolas 1,60 m, conhecida com bitola larga. Muitas vezes este fator dificulta que um trem possa ir até seu ponto final sem problemas.
Ainda em relação a pesquisa do IPEA e o IBGE, verificou-se que os custos fixos no modal ferroviário atinge até 36% do faturamento. Para Ballou (1995), devido ao fato do transporte ferroviário oferecer seus próprios O transporte marítimo é o modal mais utilizado no comércio internacional, com a utilização de navios cargueiros com capacidade média de carga em torno de 21.000 toneladas operando em calados de 10.75 metros.
Algumas desvantagens que se destacam para este modal são: as necessidades de transbordo nos porto, a distância dos centros de produção, maior exigência de embalagens e menor flexibilidade nos serviços aliado a freqüente congestionamentos nos portos.
Mas como vantagem apresenta uma maior capacidade de cargas, carrega qualquer tipo de carga e seu custo de transporte é menor.
Para Keedi (2004), o modal rodoviário tem característica única, pois trafega por qualquer via, transita por qualquer lugar, e dispõem de uma flexibilidade impar no que tange a percurso.A maior disponibilidade de vias de acesso também é um fator interessante que viabiliza o fluxo de envio de grande quantidade de cargas. No entanto se comparado ao ferroviário nota-se maior custo operacional, menor quantidade de cargas e diminuição da eficiência devido às condições das estradas. O custo também é um fator decisivo em relação ao aéreo.
O frete rodoviário é calculado individualmente por cada empresa, o mesmo pode ser cobrado por volume, peso ou ocupação do veículo.
Mapa
do Sistema Ferroviário Nacional
Fonte: http://www.ietec.com.br/site/techoje/categoria/detalhe_artigo/670 |
O
Modal Ferroviário na Matriz de Transportes
O setor ferroviário participou na matriz
de transporte de carga do Brasil, com o percentual de 20,86%, em 2000,
considerando o total da carga transportada no país.
http://www.ietec.com.br/site/techoje/categoria/detalhe_artigo/670 |
Características do Transporte
Ferroviário
O modal ferroviário caracteriza-se, especialmente,
por sua capacidade de transportar grandes volumes, com elevada eficiência
energética, principalmente em casos de deslocamentos a médias e grandes
distâncias. Apresenta, ainda, maior segurança, em relação ao modal rodoviário,
com menor índice de acidentes e menor incidência de furtos e roubos. São cargas
típicas do modal ferroviário:
- Produtos Siderúrgicos;
- Grãos;
- Minério de Ferro;
- Cimento e Cal;
- Adubos e Fertilizantes;
- Derivados de Petróleo;
- Calcário;
- Carvão Mineral e Clinquer;
- Contêineres.
O
sistema ferroviário nacional é o maior da América Latina, em termos de carga
transportada, atingindo 162,2 bilhões de tku (tonelada quilômetro útil), em
2001. Os dados operacionais e econômico-financeiros encontram-se disponíveis no
SIADE - Sistema de Acompanhamento do Desempenho das Concessionárias de Serviços
Públicos de Transporte Ferroviário.
Fontes:
http://www.ietec.com.br/site/techoje/categoria/detalhe_artigo/670
http://www.antt.gov.br/carga/ferroviario/ferroviario.asp
Grupo Lilás
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