domingo, 20 de novembro de 2011

Transporte e Armazenamento de Combustíveis

O Transporte de produtos perigosos só pode trafegar após comprovado os requisitos e condições de segurança estabelecido no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e nas resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).

De acordo com as normas da ABNT NBR 14867:2011, que estabelece os requisitos minímos de desempenho dos tubos metálicos flexíveis hidráulicos do sistema de armazenamento subterrâneo (SASC) e aéreo de combústiveis (SAAC), para transporte de combústiveis líquidos inflámaveis, garantindo a segurança dos transportadores e do meio ambiente. Específica, ensaios que garantem as características operacionais dos tubos metálicos flexíveis, assegurando um grau de permeabilidade e durabilidade.

A cadeia logística de abastecimento, na operação de terminais e oleodutos do granel líquido de combustíveis é um elo importante do Sistema Petrobras. O petróleo é transportado, por oleodutos e ou por navios através do sistema de cabotagem, para os terminais da Transpetro e depois para as refinarias. A mesma operação é feita após o refino, para a distribuição dos derivados.

São 48 terminais, sendo 28 aquaviários e 20 terrestres, além de 7179 km de oleodutos. Essa grande extensão dos oleodutos ocorre devido as dimensões territoriais do Brasil, de forma que movimentam a energia essencial para o desenvolvimento do País.

A operação nos terminais aquaviários, ocorre por meio de píeres, monobóias ou quadros de bóias, que estendem-se pela costa atlântica, rios e lagoas navegáveis.

Os terrestres funcionam como entrepostos, para os diferentes modais de transporte, com grande capacidade de estocagem.

Os oleodutos são os que suprem a necessidade dos grandes centros consumidores de derivados, para o abastecimento das refinarias, devido a capacidade e fluxo na movimentação dos combustíveis, além de ser um meio ágil e seguro.

Através do desenvolvimento de Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o respectivo Relatório de Impacto Ambiental (Rima), que são submetidos aos órgãos competentes, como o Instituo Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), se faz possível a implantação dos projetos do transporte dutoviário. Os pontos levados em consideração são: a saúde, segurança, bem-estar da comunidade, atividades sociais e econômicas, o ecossistema, as condiçõs estéticas e sanitárias do meio assim como a presrvação da qualidade dos recursos ambientais.

O EIA é responsável por minucioso diagnóstico das condições ambientais já o Rima faz resumo detalhado das conclusões do estudo, com linguagem acessível a
comunidade.

Transpetro

Considerando a importância do granel líquido de combustível para o nosso país, o porto de santos, sendo o maior pólo de exportação de líquidos no Brasil, está numa fase de expansão para atender a demanda, onde os principais são:álcool e óleos vegetais. Com a implantação do terminal internacional(TIS) e amplificando o terminal Stolthaven, o cais santista terá maior volume de cargas, se tornando cada vez mais competitivo.

GRUPO VERMELHO

Fontes:

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