Prevê-se no Porto de Santos a construção de um novo conjunto de terminais de
granéis no projeto Barnabé-Bagres, que duplicará a capacidade do cais.
O projeto de modernização será preparado no
setor de granéis sólidos que mudará a matriz de transporte de cargas em Santos,
que hoje chega ao porto pelas rodovias. O projeto terá um investimento de R$
1,3 bilhão iniciado em 2010 que terminará em 2015. O projeto será entre a usina
e o porto. O investimento será na recuperação e ampliação em novos pátios e
terminais intermodais, locomotivas e vagões.
Os investimentos contem muitas mudanças, como por exemplo, a construção de
novos armazéns, a ligação de terminais, a compra de um conjunto novo de
shiploader (equipamento para carregamento contínuo de granel), esteira e
moegas, e, principalmente, o projeto de cobertura dos navios, que assim permite
a operação ininterrupta de embarque da commodity. Com isso, o porto de Santos não
perderá 30% do tempo de operação de carga devido por conta das chuvas.
O projeto foi aprovado pelo presidente da Companhia Docas do Estado de São
Paulo José Roberto Serra que afirmou “A cobertura dos terminais da Cosan e da
Copersucar dará um ganho de produtividade de 30% para o porto. É uma questão
não somente de infra-estrutura, mas de habilitar melhor o que já existe”.
O Projeto
▪ Principal projeto de Expansão do setor portuário no país ▪ Implementação de recursos estimados em R$ 9 bilhões
▪ São 6 milhões de m² de retroárea, 11 mil metros de cais, 45 berços de atracação para navios.
▪ Contempla a expansão do cais em direção à margem esquerda do canal, encontrando seu ancoradouro nas ilhas de Barnabé e Bagres, na parte continental de Santos
▪ Planejado para o mínimo impacto ambiental e atendendo aos modernos conceitos de infra-estrutura portuária
▪ Geração de cerca de vinte mil empregos diretos na sua operação (para cada posto de trabalho direto se estima outros três indiretos) e garantirá outros 15 mil durante sua implantação
▪ Aumentará a capacidade do Porto de Santos em mais de 120 milhões de toneladas
Deve-se levar três meses para ficar pronto o projeto para remediação da
área. Sendo aprovado serão necessários até quatro anos para ser finalizado.
Somente depois poderá ser construído o novo complexo portuário. Durante a construção,
a expectativa é que sejam gerados até 1.500 empregos diretos.
Em relação ao ano passado, para continuar crescendo o segmento de granéis líquidos
depende de infra-estrutura e investimentos no cais. A capacidade aumentou
21,7%, representada por um parque de 958.900 m³ de armazenamento.
Alem disso, Santos tem mais projetos para operações de granéis. Um é da
Noble Group, que tem a parceria com a empresa santista Itamaraty, que poderá
movimentar 2 milhões de toneladas por ano de açúcar, soja ou milho. O outro, da
Louis Dreyfus, irá triplicar a movimentação de suco de laranja, chegando a 400
mil toneladas por ano.
Fontes:
http://www.despachogeral.com.br/noticias_ver.asp?not_id=39
http://www.mways.com.br/?p=72
http://www.intelog.net/site/default.asp?TroncoID=907492&SecaoID=508074&SubsecaoID=948063&Template=../artigosnoticias/user_exibir.asp&ID=170252&Titulo=Barnab%E9-Bagres%20priorizar%E1%20gran%E9is
http://www.mways.com.br/?p=72
http://www.intelog.net/site/default.asp?TroncoID=907492&SecaoID=508074&SubsecaoID=948063&Template=../artigosnoticias/user_exibir.asp&ID=170252&Titulo=Barnab%E9-Bagres%20priorizar%E1%20gran%E9is
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