quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Novos Terminais de Granel do Porto de Santos Barnabé-Bagres


Prevê-se no Porto de Santos a construção de um novo conjunto de terminais de granéis no projeto Barnabé-Bagres, que duplicará a capacidade do cais.
O projeto de modernização será preparado no setor de granéis sólidos que mudará a matriz de transporte de cargas em Santos, que hoje chega ao porto pelas rodovias. O projeto terá um investimento de R$ 1,3 bilhão iniciado em 2010 que terminará em 2015. O projeto será entre a usina e o porto. O investimento será na recuperação e ampliação em novos pátios e terminais intermodais, locomotivas e vagões.
Os investimentos contem muitas mudanças, como por exemplo, a construção de novos armazéns, a ligação de terminais, a compra de um conjunto novo de shiploader (equipamento para carregamento contínuo de granel), esteira e moegas, e, principalmente, o projeto de cobertura dos navios, que assim permite a operação ininterrupta de embarque da commodity. Com isso, o porto de Santos não perderá 30% do tempo de operação de carga devido por conta das chuvas.
O projeto foi aprovado pelo presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo José Roberto Serra que afirmou “A cobertura dos terminais da Cosan e da Copersucar dará um ganho de produtividade de 30% para o porto. É uma questão não somente de infra-estrutura, mas de habilitar melhor o que já existe”.


O Projeto
▪ Principal projeto de Expansão do setor portuário no país
▪ Implementação de recursos estimados em R$ 9 bilhões
▪ São 6 milhões de m² de retroárea, 11 mil metros de cais, 45 berços de atracação para navios.
▪ Contempla a expansão do cais em direção à margem esquerda do canal, encontrando seu ancoradouro nas ilhas de Barnabé e Bagres, na parte continental de Santos
▪ Planejado para o mínimo impacto ambiental e atendendo aos modernos conceitos de infra-estrutura portuária
▪ Geração de cerca de vinte mil empregos diretos na sua operação (para cada posto de trabalho direto se estima outros três indiretos) e garantirá outros 15 mil durante sua implantação
▪ Aumentará a capacidade do Porto de Santos em mais de 120 milhões de toneladas



 
Deve-se levar três meses para ficar pronto o projeto para remediação da área. Sendo aprovado serão necessários até quatro anos para ser finalizado. Somente depois poderá ser construído o novo complexo portuário. Durante a construção, a expectativa é que sejam gerados até 1.500 empregos diretos.
Em relação ao ano passado, para continuar crescendo o segmento de granéis líquidos depende de infra-estrutura e investimentos no cais. A capacidade aumentou 21,7%, representada por um parque de 958.900 m³ de armazenamento.
Alem disso, Santos tem mais projetos para operações de granéis. Um é da Noble Group, que tem a parceria com a empresa santista Itamaraty, que poderá movimentar 2 milhões de toneladas por ano de açúcar, soja ou milho. O outro, da Louis Dreyfus, irá triplicar a movimentação de suco de laranja, chegando a 400 mil toneladas por ano.


Fontes:

 GRUPO VERDE

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