sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Movimentação de Granéis Sólidos cresce a cada ano no Brasil

Os granéis sólidos foram os principais responsáveis pelo principal aumento de movimentação nos portos no 1° trimestre de 2011, representando quase 60% do total de cargas. No período os granéis sólidos somaram 119,2 milhões de toneladas (alta de 8,9%) das quais 106,4 milhões (89,2%), são relativos ao longo do curso. Os dados são do Boletim Portuário do 1° trimestre de 2011, produzido pela gerência de estudos e Desempenho Portuário da Superintendência de Portos da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).


A carga granel, também denominada de granéis, é aquela que não é acondicionada em qualquer tipo de embalagem. É carga líquida ou seca embarcada e transportada sem acondicionamento, sem marca de identificação e sem contagem de unidades, tais como petróleo e trigo. Os granéis são cargas que necessitam ser individualizadas, subdividindo-se em granéis sólidos e graneis líquidos. São graneis sólidos: os minérios de ferro, manganês, bauxita, carvão, sal, trigo, soja, fertilizantes, etc. São graneis líquidos: o petróleo e seus subprodutos, óleos vegetais e outros.

Porto de Paranaguá lidera exportação de granéis sólidos no Brasil


O Porto de Paranaguá anunciou em maio deste ano o posto de líder nacional nas exportações de granéis sólidos. O Porto é responsável pela exportação de 34% do total destinado aos mercados estrangeiros, á frente do Porto do Rio Grande, responsável por 23% das exportações e do Porto de Santos que exporta 20% dos granéis sólidos brasileiros.
Estes números fazem parte de um levantamento feito pelos operadores portuários para mapear as exportações de granéis nos dez portos brasileiros que fazem este tipo de operação.


Para as autoridade de estado em Infraestrutura Jose Richa Filho, os números demonstram a retomada da confiança dos exportadores em Paranaguá e a recuperação de cargas pelo porto.
A implementação dos projetos de melhoria, contribuiu para a retomada da posição em destaque do Porto de Paranaguá no cenário nacional das exportações de granéis.

Grupo Azul


Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!!!