quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Paletes: Solução de armazenagem

O que são Paletes?

Os pontos indispensáveis para se ter um sistema de logística eficiente, por causa do grande aumento da produção de bens de consumo, são rapidez e economia, para tal, era preciso criar algo que pudesse substituir o trabalho manual e, principalmente, conservar os produtor armazenados.

Foi criado então o sistema de paletização. Um tipo de  embalagem que se utiliza do palete (pallet em inglês), um estrado ou plataforma feito de madeira, plástico ou metal.

O palete é utilizado basicamente em portos, depósitos e lugares em que os produtos são transportados e armazenados até chegarem ao consumidor final.

Em função do empilhamento, o palete oferece melhor aproveitamento da área de estocagem e maior organização, tornando ágil o trabalho de verificação da carga, por exemplo.

A maioria dos paletes é produzida em madeira conhecida como Pinus. O que contribui e muito para o meio ambiente, por essa árvore ser bastante homogênea nas suas propriedades, o que garante a qualidade do produto. Seu peso também contribui para não aumentar o peso da embalagem estocada.  
Uma dica para a produção de um bom palete de pinus é a secagem correta da madeira, o que evita o surgimento de rachaduras na madeira e mofo nas embalagens.

Um palete bem produzido e conservado possui vida útil de até 10 anos.

As vantagens do palete de madeira são:

  • custo reduzido,
  • alta durabilidade,
  • boa resistência,
  • fácil manutenção
  • sustentabilidade.
Quando é necessário o descarte, a madeira dos paletes pode ser reaproveitada para a produção de outras embalagens ou servir como geração de energia em caldeiras de biomassa, substituindo combustíveis não renováveis. Além do reuso criativo de paletes na decoração.

DICAS PARA MAIOR DURABILIDADE DOS PALETES

  • Verificar as condições do piso onde serão colocados os paletes;
  • Conhecer a capacidade de carga da empilhadeira e não ultrapassá-la, bem como adequar seu garfo às dimensões do palete;
  • Não arrastar os paletes.

Os principais tipos de pallets são:

Paletes descartáveis (Oneway)
Larga utilização na indústria, baixo peso e custo, geralmente construídos em 'pinus' e projetados a partir de peça que será movimentada. O nome "oneway" é pelo fato de não ser reutilizado depois do primeiro uso.

Paletes comuns

Maior resistência e capacidade de carga, ótimo custo-beneficio, geralmente são fabricados de acordo com as dimensões exigidas pelo cliente. Podem ser utilizados mais de uma vez.

Palete PBR
Introduzido no mercado em 1990 pela Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e entidades que fazem parte do Comitê Permanente de Paletização (CPP), com a assessoria do Instituto de Pesquisas Tecnológicas da Universidade de São Paulo (IPT-USP), depois de vários anos de testes e ensaios, o palete padrão PBR é o modelo ideal para a movimentação e armazenamento de mercadorias no Brasil. Com a padronização da medida, em 1,00 x 1,20m, e da estrutura de construção, pela primeira vez passou a ser economicamente viável a manutenção de estoques de paletes para venda futura.

Pallet plástico PBR dupla face
Pallet de plástico. Alternativa para o pallet de madeira.


Fontes:

Grupo Preto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!!!