segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Terminal de passageiros no plano de modernização do porto de Santos


O terminal de passageiros do cais santista, Giusfredo Santini (Concais), maior terminal de passageiros da América Latina, e que atualmente é referência entre os portos no Brasil, participa do plano de modernização do Porto de Santos. O projeto, com o custo aproximado de R$1,5 bilhão, visa modernizar o complexo santista por inteiro até 2014, ano em que o Brasil sediará a Copa do Mundo, um dos maiores eventos esportivos do mundo, que trará milhares de turistas de vários países.


Navio MSC Musica atracado no Concais, construído em 2006, o navio de cruzeiros foi grande destaque na temporada 2008/2009.

Ao longo de sua história, o terminal de passageiros Giusfredo Santini, inaugurado em novembro de 1998, atendendo pela primeira vez ao navio Costa Marina, que pertencia na época ao grupo Costa Cruzeiros,  recebeu até hoje 69 navios de cruzeiros diferentes, e este ano, serão incluídos nesta lista mais 7 navios de cruzeiros.


Espaço do terminal Giusfredo Santini, conta com uma pequena praça de alimentação com um mirante envidraçado, visando o navio atracado no terminal, e algumas lojas de roupas, e artigos para viagem, o espaço foi inaugurado para a temporada 2007/2008, depois de uma grande reforma na infraestrutura do terminal, para melhor receber o grande fluxo de passageiros que aumenta a cada ano que passa.


Vias de acesso

O projeto conta com vários fatores que “atrapalham” a atracação e movimentação dos navios no porto, não só de cruzeiros, mas os mercantes também. O plano já está em andamento, algo que já está quase resolvido são as vias de acesso rodo/ferroviário ao porto, o que causa grandes congestionamentos de caminhões e ônibus no local. 

Em 07/04/2010, a Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP), inaugurou a Avenida Perimetral. No trecho conhecido como contorno de Outeirinhos (Paquetá) até a Praça da Santa (Macuco), a avenida que tem como objetivo separar o fluxo de caminhões que têm como destino os terminais açucareiros; e carros, ônibus que circulam pela cidade e também destinados ao Concais.

Detalhe mostrando o elevado da avenida perimetral, com uma bifurcação, uma levando ao cais dos terminais açucareiros (pela esquerda) e a outra levando à avenida de acesso a outros terminais, como o Concais.

Viaduto de retorno a avenida perimetral, em frente ao armazém 20 (Copersucar).


Alinhamento do Cais Santista

Outro problema que o terminal de passageiros enfrenta é a falta de espaço para os navios de cruzeiros atracarem, em função de uma curva no cais do terminal 23 até o 25, impossibilitando que três navios de grande porte atraquem simultaneamente. O que acontece é um navio de grande porte atracado em frente ao Concais (Terminal 25), um navio de pequeno porte atracado na curva do 23 e outro de grande porte no 23. 

Como na foto, o navio Costa Fortuna (à direita), em frente ao 23, o Grand Voyager na curva do 23, e o Island Escape no Concais. Ao fundo, o Grand Mistral no terminal do sugador 26.

Em função deste problema, a falta de espaço faz com que os navios de cruzeiros tenham que atracar em qualquer ponto do porto que esteja livre para atracar, ou seja, terminais de todos os tipos muitas vezes têm de parar suas operações para receber o navio de cruzeiro.

Os armazéns que na maioria das vezes servem como opção são o 30, 29/30, Sugador 26, 23, 15 e 13/14. Em 09/02/2008 o Porto de Santos bateu o recorde em movimentação de passageiros no terminal Concais, quando recebeu nove navios de cruzeiros simultaneamente, e aproximadamente 30 mil passageiros estiveram em embarque/desembarque, entre eles, um em cruzeiro internacional com passageiros em trânsito.

  Foto que mostra os nove navios atracados no porto de Santos, nos pontos citados no texto acima.
             
Derrocagem das pedras de Teffé e Itapema

Um problema que o porto de Santos enfrenta ao longo de muitos anos, são as pedras do Teffé, que atrapalham em operações de atracação e passagem de navios pelo canal santista. Em 2001, quando o navio Splendour of the Seas, pertencente ao armador Royal Caribbean International Company, teve seus casco avariado pela pedra, um dos principais fatos que fez com que o armador desistisse do mercado de cruzeiros no Brasil.

Entenda o processo de derrocagem das pedras:

O navio que está realizando a operação é o Yuan Dong 007, o navio possui 10 brocas perfuratrizes, que perfuram a pedra, e a etapa final do processo é de implantar explosivos para detonar a rocha completamente. A primeira pedra já derrocada, foi a de Teffé, em frente ao Concais na margem direita do cais. A próxima será a pedra de Itapema, localizada em frente ao armazém 15, na margem esqueda do cais.

               
Foto do Yuan Dong 007, posicionado acima da pedra de Teffé em frente ao Concais.


Detalhe do ponto de posicionamento com o Concais à esquerda.

O navio Yuan Dong 007, de propriedade chinesa da Yuan Dong International Project Company Limited, possui 100 metros de comprimento, bandeira panamenha, e é o único navio no mundo a realizar este tipo de operação.
  
Aprofundamento do canal do Porto de Santos

O porto de Santos por muitos anos, não é visto logisticamente como um porto capaz de receber navios mercantes de grande porte, isto por causa do calado (nome dado a profundidade do canal portuário) não ser profundo. O calado médio no porto de Santos era de aproximadamente 11 a 12 metros, o que impossibilita muitos navios de saírem carregados por completo do porto, tento que completar sua carga em outros portos.

Dentro do plano de modernização do complexo santista, o processo de dragagem está terminando, e concluindo o acordo, de aprofundar o canal até 15 metros, o que dá uma enorme diferença para um navio de grande porte carregado. A estimativa do projeto, é que com o aprofundamento do canal do porto de Santos, o porto aumente em 30% na sua capacidade operacional em relação aos últimos anos.

Na foto, o navio Nordic Brasília, pertencente a PETROBRAS, fundeado em Salvador – Bahia, este é um navio do tipo Shuttle tanker, que não têm condições de escalar o porto de Santos carregado por total.

A linha vermelha, mais conhecida como ”linha d’água” no casco do navio abaixo da pintura preta, representa o quanto o navio pode carregar, e mesmo sendo finalizado o processo de dragagem no porto de Santos, e chegando aos 15 metros, um navio como esse ainda não poderá escalar nosso porto totalmente carregado, pois o navio cala 16,42 metros carregados, com 83.119 toneladas de petróleo cru, procedentes das plataformas nas bacias petrolíferas.

Porém, 15 metros já será um grande adianto ao porto de Santos, pois poderá receber navios maiores com mais capacidade dos atuais que escalam o complexo.

Draga Xin Hai Feng, em operação no canal de acesso ao porto de Santos.

Braço da draga Xin Hai Feng, submerso durante operação de dragagem, aprofundando o canal.

Detalhe da proa (frente da embarcação),  com o hidrojato de boca de dragagem, onde pode se lançar os sedimentos ao mar longe do canal de acesso.

O porto de Santos visa sua modernização para 2014, principalmente na parte turística, onde com certeza o porto irá receber navios de cruzeiros com turistas para a Copa do Mundo, o que não é muito comum de acontecer no meio do ano, época em que o porto não recebe os navios, pois é inverno aqui e verão na Europa.

Fontes:
e também do blog :

Grupo Branco


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