O terminal de passageiros do cais santista, Giusfredo Santini (Concais), maior terminal de passageiros da América Latina, e que atualmente é referência entre os portos no Brasil, participa do plano de modernização do Porto de Santos. O projeto, com o custo aproximado de R$1,5 bilhão, visa modernizar o complexo santista por inteiro até 2014, ano em que o Brasil sediará a Copa do Mundo, um dos maiores eventos esportivos do mundo, que trará milhares de turistas de vários países.
Navio MSC Musica atracado no Concais, construído em 2006, o navio de cruzeiros foi grande destaque na temporada 2008/2009. |
Ao longo de sua
história, o terminal de passageiros Giusfredo Santini, inaugurado em novembro
de 1998, atendendo pela primeira vez ao navio Costa Marina, que pertencia na
época ao grupo Costa Cruzeiros, recebeu até hoje 69
navios de cruzeiros diferentes, e este ano, serão incluídos nesta lista mais 7
navios de cruzeiros.
Espaço do terminal Giusfredo Santini, conta com uma pequena praça de alimentação com um mirante envidraçado, visando o navio atracado no terminal, e algumas lojas de roupas, e artigos para viagem, o espaço foi inaugurado para a temporada 2007/2008, depois de uma grande reforma na infraestrutura do terminal, para melhor receber o grande fluxo de passageiros que aumenta a cada ano que passa.
Vias de acesso
O projeto conta com vários fatores que “atrapalham” a atracação e
movimentação dos navios no porto, não só de cruzeiros, mas os mercantes também.
O plano já está em andamento, algo que já está quase resolvido são as vias de
acesso rodo/ferroviário ao porto, o que causa grandes congestionamentos de
caminhões e ônibus no local.
Em 07/04/2010, a Companhia Docas do Estado de São
Paulo (CODESP), inaugurou a Avenida Perimetral. No trecho conhecido como
contorno de Outeirinhos (Paquetá) até a Praça da Santa (Macuco), a avenida que
tem como objetivo separar o fluxo de caminhões que têm como destino os
terminais açucareiros; e carros, ônibus que circulam pela cidade e também
destinados ao Concais.
Viaduto de retorno a avenida perimetral, em frente ao armazém 20 (Copersucar). |
Alinhamento do Cais Santista
Outro problema que o terminal de passageiros enfrenta é a falta de
espaço para os navios de cruzeiros atracarem, em função de uma curva no cais do
terminal 23 até o 25, impossibilitando que três navios de grande porte
atraquem simultaneamente. O que acontece é um navio de grande porte atracado em
frente ao Concais (Terminal 25), um navio de pequeno porte atracado na curva do
23 e outro de grande porte no 23.
Como na foto, o navio Costa Fortuna (à direita), em frente ao 23, o Grand Voyager na curva do 23, e o Island Escape no Concais. Ao fundo, o Grand Mistral no terminal do sugador 26. |
Em função deste problema, a falta de espaço faz com que os navios de
cruzeiros tenham que atracar em qualquer ponto do porto que esteja livre para
atracar, ou seja, terminais de todos os tipos muitas vezes têm de parar suas
operações para receber o navio de cruzeiro.
Os armazéns que na maioria das vezes servem como opção são o 30, 29/30,
Sugador 26, 23, 15 e 13/14. Em 09/02/2008 o Porto de Santos bateu
o recorde em movimentação de passageiros no terminal Concais, quando recebeu
nove navios de cruzeiros simultaneamente, e aproximadamente 30 mil passageiros
estiveram em embarque/desembarque, entre eles, um em cruzeiro internacional com
passageiros em trânsito.
Foto que mostra os nove navios atracados no porto de Santos, nos pontos citados no texto acima. |
Derrocagem das pedras de Teffé e Itapema
Um problema que o
porto de Santos enfrenta ao longo de muitos anos, são as pedras do Teffé, que
atrapalham em operações de atracação e passagem de navios pelo canal santista.
Em 2001, quando o navio Splendour of the Seas, pertencente ao armador Royal
Caribbean International Company, teve seus casco avariado pela pedra, um dos
principais fatos que fez com que o armador desistisse do mercado de cruzeiros
no Brasil.
Entenda o processo de
derrocagem das pedras:
Foto do Yuan Dong 007, posicionado acima da pedra de Teffé em frente ao Concais. |
Detalhe do ponto de posicionamento com o Concais à esquerda. |
O navio Yuan Dong
007, de propriedade chinesa da Yuan Dong International Project Company Limited,
possui 100 metros de comprimento, bandeira panamenha, e é o único
navio no mundo a realizar este tipo de operação.
Aprofundamento do canal do Porto de Santos
O porto de Santos por muitos anos, não é visto logisticamente como um
porto capaz de receber navios mercantes de grande porte, isto por causa do calado
(nome dado a profundidade do canal portuário) não ser profundo. O calado médio
no porto de Santos era de aproximadamente 11 a 12 metros, o que
impossibilita muitos navios de saírem carregados por completo do porto, tento
que completar sua carga em outros portos.
Dentro do plano de modernização do complexo santista, o processo de
dragagem está terminando, e concluindo o acordo, de aprofundar o canal até 15
metros, o que dá uma enorme diferença para um navio de grande porte carregado.
A estimativa do projeto, é que com o aprofundamento do canal do porto de
Santos, o porto aumente em 30% na sua capacidade operacional em relação aos
últimos anos.
A linha vermelha,
mais conhecida como ”linha d’água” no casco do navio abaixo da pintura preta,
representa o quanto o navio pode carregar, e mesmo sendo finalizado o processo
de dragagem no porto de Santos, e chegando aos 15 metros, um navio como
esse ainda não poderá escalar nosso porto totalmente carregado, pois o navio
cala 16,42 metros carregados, com 83.119 toneladas de petróleo cru,
procedentes das plataformas nas bacias petrolíferas.
Porém, 15 metros já
será um grande adianto ao porto de Santos, pois poderá receber navios maiores
com mais capacidade dos atuais que escalam o complexo.
Draga Xin Hai Feng, em operação no canal de acesso ao porto de Santos. |
Braço da draga Xin Hai Feng, submerso durante operação de dragagem, aprofundando o canal. |
Detalhe da proa (frente da embarcação), com o hidrojato de boca de dragagem, onde pode se lançar os sedimentos ao mar longe do canal de acesso. |
O porto de Santos visa sua modernização para 2014, principalmente
na parte turística, onde com certeza o porto irá receber navios de cruzeiros
com turistas para a Copa do Mundo, o que não é muito comum de acontecer no meio
do ano, época em que o porto não recebe os navios, pois é inverno aqui e verão na
Europa.
Fontes:
e também do blog :
Grupo Branco
Adorei as imagens Bruno, Parabéns Grupo Branco
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