sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Movimentação prevista de passageiros - Temporada de cruzeiros 2011/2012


A temporada de Cruzeiros começou em 25/10, com expectativa recorde de passageiros, sendo previsto um aumento de 12,87% no número de turistas transportados em relação à temporada passada.

O Terminal Marítimo de Passageiros, Giusfredo Santini - Concais, receberá 25 navios, dos quais 17 farão escalas regulares e os demais apenas com passageiros em trânsito, sendo o primeiro deles o Grand Mistral, da Ibero Cruzeiros. De origem espanhola, após 16 dias de navegação, a embarcação fez escalas em Salvador, Rio de Janeiro e Búzios e atracou em Santos, por volta das 9h do dia 25/10.

Segundo o Concais, foi prevista uma movimentação de até 1 milhão e 150 mil pessoas nesta temporada de Cruzeiros, que inicia no próximo dia 29/11/2011, e já tem data de encerramento, que ocorrerá dia 18/05/2012, com o navio Azuka II.




Há também uma previsão de 130 dias de operação dos navios que farão 283 escalas, sendo prevista uma maior movimentação nas datas de 23 de dezembro e 18 de fevereiro de 2012, em que o terminal deve receber de 24 a 30 mil pessoas respectivamente.

Até o final da temporada, maio de 2012, serão oferecidos 386 roteiros pelo litoral brasileiro. Alguns navios farão seu percurso até o Uruguai e a Argentina.

Para agilizar o embarque e desembarque de passageiros foram criadas novas regras para os veículos que transportam os turistas. Com a atual regra, as empresas de ônibus e vans terão que se cadastrar no Concais, informando a data do desembarque, o navio e o destino dos hóspedes. A intenção é programar a chegada desses veículos com antecedência.

O Diretor do terminal, Flávio Brancato, comentou que foram investidos mais de R$ 6 milhões para a temporada, com capacidade para receber 42 mil passageiros/dia. Apesar dos investimentos e de sermos o quinto maior mercado consumidor de cruzeiros, o vice-presidente executivo da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (ABREMAR), André Pousada diz que: “não temos infraestrutura portuária e nem condições de oferecer o devido conforto aos passageiros, sem falar dos altos custos.”



A temporada passada de Cruzeiros, 2010/2011, segundo uma pesquisa encomendada à fundação Getúlio Vargas (FGV) pela Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (ABREMAR), rendeu R$ 1,3 bilhão.

O Ministro do Turismo, Gastão Vieira, estima que a movimentação desta temporada será ainda maior, e completa, “Este é um segmento que tem crescido com dinamismo e que será fundamental para a permanência dos visitantes estrangeiros no País na época da Copa do Mundo 2014”.

Segundo a ABREMAR, os portos do Rio de Janeiro e Santos embarcarão o maior número de turistas nos sete meses da temporada. Em relação à temporada passada, Natal, Porto Belo, Recife e Fortaleza registrarão a maior alta no número de visitantes.

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!!!