Você já parou para pensar de onde vem o suco que você toma
no café da manhã? Onde fica armazenado o que você serve no almoço? Como é
transportado aquele que você bebe em um dia quente de verão?
A Citrosuco responde a essas perguntas, mas antes vamos
conferir como surgiu essa empresa, que hoje é responsável pela exportação de
suco de laranja e subprodutos para mais de 90 países ao redor do mundo!
O grupo
A Citrosuco,empresa criada no início da década de 60,
pertence ao grupo Fischer, que teve sua história iniciada no ano de 1928, com a
chega de Carl Fischer ao Brasil, um jovem imigrante alemão que se vislumbrou
com a capacidade notável do país em relação ao agronegócio e a fruticultura. No
decorrer dos anos seu filho Carlos Fischer participou ativamente no negócio, e
então Carlos Fischer assumiu definitivamente os negócios e empreendimentos,
consolidando o grupo como um dos maiores grupos nacionais na época mantendo a
laranja o seu foco principal. No início da década de 60,em São Paulo foi criada a
Citrosuco, que hoje é uma das maiores produtoras de suco no mundo, sem contar,
que a empresa e pioneira no negócio.
Transporte e serviços logísticos
Por ser pioneira na produção e exportação de suco no mundo,
o Grupo Fischer detém uma posição de vanguarda tecnológica, qualidade no
processamento, na logística de transporte e distribuição de seus produtos, o
grupo possui quatro fábricas no Brasil e uma nos Estados Unidos. E terminais de
suco no Brasil, Estados Unidos, Alemanha, Bélgica e Japão, e conta com a maior
e mais moderna frota no mundo de navios para o transporte a granel de suco de
laranja.
O grupo possui 4 navios especializados no transporte, são
eles:
Carlos Fischer – Construção : 2002 – Capacidade: 29.120t
Sol do Brasil – Construção : 1994 – Capacidade : 12.374t.
Ouro do Brasil – Construção : 1993 – Capacidade : 12.320t.
Premium do Brasil – Construção : 2003 – Capacidade :
29:300t.
O Carlos Fischer e o Premium do
Brasil, pertencem a mesma classe, e são os maiores a mais modernos navios para
transporte de suco cítrico refrigerado no mundo. Como dá para se notar na foto,
essa classe tem ainda capacidade para carregar pás de energia eólica. A seguir
vamos conferir como é um navio suqueiro por dentro, a bordo do Carlos Fischer,
que carrega o nome do filho do fundador do grupo.
Carlos Fischer – Transporte e armazenamento do navio.
Como da para notar, os mangotes plugados
nas entradas dos tanques, enchendo-os de suco.
Aqui é o passadiço, onde é comandado o
navio, com equipamentos de última geração.
Convés do navio, onde se percebe os
engates para contêiner e pás de energia eólica.
Aqui é a sala de monitoramento e controle
dos tanques de suco a bordo, o navio possui 16 tanques de aço inox para
armazenamento de suco refrigerado, 8 em cada bordo.
Aqui podemos observar a tela dos tanques à
boreste (lado direito da embarcação), suas temperaturas e também do motor e
temperatura externa do navio.
Acomodações
Além do transporte e armazenamento de suco cítrico, essa classe de navios ainda tem capacidade para 8 passageiros e conta com espaços de lazer como bares, salão de jogos, academia e lounges.
Vale ressaltar, que o suco de
laranja é um dos principais Commodities exportado pelo Brasil, e o nosso país,
junto aos Estados Unidos, é um dos maiores players do mercado mundial de
sucos cítricos.
A Citrosuco, possui a maior
unidade processadora do mundo, localiza em Matão, foi a primeira do fábrica do
grupo Fischer, fundada em 1963 e é seguida por outras três unidades no País,
uma em Bebedouro, adquirida em 2004; e a outra em Limeira, adquirida em 1976,
ambas no estado de São Paulo, e a terceira na cidade de Videira, adquirida em
2006 no estado de Santa Catarina.
É dessas fábricas que saem o suco
de laranja, dentro de caminhões tanque da Citrosuco, distribuindo pelo País e
exportando para o mundo.
Santos conta com o maior terminal
do mundo, com o primeiro sistema que viabilizou a exportação a granel de sucos
não concentrados de qualidade Premium. A empresa possui também outro terminal
que é o maior da Europa, localiza em Ghent, na Bélgica.
E assim é processado, armazenado,
distribuído e exportado, chegando na sua mesa e de milhares de outras pessoas ao
redor do mundo.
Fontes:
e também informações cedidas em
visita a bordo do navio Carlos Fischer.
Grupo Branco
Valeu Bruno, muito bom hein!!!!!!!!!!
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