terça-feira, 1 de novembro de 2011

Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos - O que é?


O Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos ou Supply Chain Management (SCM), é uma estratégia de negócios que visa; por meio da otimização do fluxo de produtos, serviços e informações relacionadas; um aumento do valor da cadeia de suprimentos e de seus clientes.

A cadeia de suprimentos é como uma rede de organizações desenvolvidas em diferentes processos e atividades, tendo por objetivo satisfazer as necessidades dos clientes por meio de produtos e serviços.


O objetivo da cadeia de suprimentos é expandir o resultado como um todo, ou seja, tendo um valor global. 

Para atingir a eficácia do gerenciamento da cadeia é necessário o uso de tecnologias de informação, como os aplicativos para o gerenciamento da cadeia de suprimentos (SCM). 


A globalização e os avanços da tecnologia influenciaram de forma positiva o gerenciamento da cadeia, pois as ferramentas estáticas deram espaço a ferramentas com funções estratégicas e com diferencial competitivo.


Esses aplicativos/softwares visam a automação e apoiam o planejamento e a execução na cadeia. 

Segundo Bruno Pacheco, o SCM mantém relações do início ao fim da cadeia logística, podendo ser definido como todas as etapas das demandas do cliente, desde o fornecedor/distribuidor ao próprio cliente, iniciando no pedido do cliente e terminando com a satisfação total do mesmo.



O SCM ou GCS está relacionado a vários fatores importantes para o bom desempenho de uma empresa, independentemente do ramo que ela atue. Entre esses fatores estão:



- o diferencial competitivo no âmbito de buscar alcançar a absoluta e plena satisfação do consumidor final;

- a integração de parcerias formadas ao longo da cadeia de suprimentos entre clientes e fornecedores;

- o acesso mútuo às informações estratégicas e operacionais, entre parceiros;

- a eliminação de desperdícios por meio da redução de custos e aumento na eficiência dos produtos ou serviços, visando agregar o máximo de valor possível ao consumidor.


De acordo com Slack (1993), as cadeias de suprimentos podem ser vistas em três níveis:


Cadeia de suprimentos total, é aquela que envolve todo o relacionamento cliente-fornecedor, começando pela matéria prima, até o produto final.

Já a cadeia de suprimentos imediata são aquelas que os consumidores e fornecedores fazem negócios diretamente com a empresa. 

E por fim, dentro da própria empresa há uma cadeia de suprimento local, com comunicação, fluxos internos de materiais, e setores de operação.

Há mais de 50 anos, Peter Drucker, definia indústria automobilística como sendo “A Indústria das Indústrias”. 

Com alto grau de complexidade da produção de um automóvel, que envolve o projeto e a fabricação de mais de 10 mil peças distintas e sua montagem em cerca de 100 grandes componentes, tudo deve ser feito na hora certa, com alta qualidade e baixo custo.

O desenvolvimento tecnológico é fundamental na empresa, bem como ativos especializados. O desenvolvimento de fornecedor só é interessante em um relacionamento a longo prazo, pois tem um alto investimento, e é primordial a proximidade entre o cliente e o fornecedor, para se obter um gerenciamento total da cadeia de suprimentos.

Fontes: 

Grupo Vermelho

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