quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Principais equipamentos de movimentação de cargas nos Portos

O PORTO E SEUS MAQUINÁRIOS

Para a movimentação diária das cargas nos portos e armazéns, são necessárias muitas máquinas e tecnologia para que tudo ocorra sempre de acordo com o estimado.

Essas máquinas muito poderosas, além de reduzirem os esforços que eram feitos por máquinas menores ou até esforços braçais, também permitiram a redução da avaria dos produtos transportados.

Segue abaixo as máquinas mais utilizadas nos portos:

Shiploader
A Shiploader é uma máquina, que pesa em média 600 toneladas, usada para carregar materiais sólidos a granel em embarcações marítimas para o transporte. Sua composição básica é um braço extensível ou boom, um transportador de correia e uma estrutura para a movimentação. Pode ser montado em trilhos ou pode ter pneus para a sua movimentação por toda a área de embarque. Além disso, o braço ou boom pode se mover para frente e para trás, para cima e para baixo.

Materiais para exportação são transportados para o cais e despejados em um alimentador especial. O minério é despejado de forma contínua e uniforme na esteira móvel, que leva o produto para a escotilha onde é descarregado no porão do navio.

Carregador mecânico constituído por lança telescópica horizontal e tubo telescópico vertical com distribuidor rotativo.


Carregador mecânico constituído por lança giratória de 180º e tubo telescópico vertical com distribuidor rotativo.


Carregador mecânico constituído por lança giratória e tubo telescópico vertical com movimentos kick in / kick out.

Portêiner

Portêiner (também conhecido como Porta Contêiner) é uma imensa máquina para movimentação de contêineres. É utilizado para atender todas as frotas internacionais e nacionais especializadas, otimizando o tempo de atracação.

Os portêineres são os responsáveis pelo carregamento de navios de grande porte e podem chegar a carregar/descarregar 45 contêineres por hora.

O Portêiner funciona como uma grande grua, agarrando o contêiner e o transportando para o navio/porto. Sua fixação é feita no Porto.




Empilhadeiras

Empilhadeira a gás: utilizada em locais abertos





Empilhadeiras são equipamentos de pequeno, médio ou grande porte utilizados para transporte de cargas por pequenas ou médias distâncias.
Suas variações mais conhecidas são as paleteiras, que são empilhadeiras elétricas ou a gás de pequeno porte utilizadas para o transporte de páletes (estrado de madeira que serve como apoio) e as Reach Stackers, empilhadeiras de grande porte para empilhamento/transporte de contêineres.

Funcionam com uma torre hidráulica que eleva a caixa/pálete ou o fardo (no caso dos clamps) e é controlado por joysticks de elevação e inclinação.
Empilhadeira elétrica:  utilizada em locais fechados
A empilhadeira mais comum no transporte de pequenas cargas, como caixas, são as de 2,5 toneladas. Seu funcionamento pode ser a gás, diesel ou elétrica. Esse equipamento é também muito utilizado em áreas de descarga de supermercados.




As empilhadeiras elétricas são mais usadas em locais confinados, pois não emitem gazes resultante da queima de combustível fóssil. Esse tipo de empilhadeira utiliza uma bateria tracionaria para gerar a força motriz necessária para o seu deslocamento e funcionamento geral. Em contra partida, para locais abertos, onde há uma grande circulação de ar, são mais utilizadas as empilhadeiras de combustão interna movidas a Gás Liquefeito de Petróleo  GLP. Estas têm uma autonomia maior e tem apenas uma bateria estacionária para a partida do motor a combustão e para as luzes de sinalização.

Esteira de Carga

Esteira de Carga é um conjunto de roletes fixados e utilizados no transporte de diversos tipos de materiais. São mais utilizados para movimentação de sacarias em armazéns.

A esteira trabalha de forma cíclica. A sacaria é colocada na esteira, segue um percurso e é despejada em um local previamente designado no fim da esteira.


Fontes: 
http://www.maquinascondor.com.br/site2008/produto.php?id=33
http://www.portosdoparana.pr.gov.br/arquivos/File/dicionario.pdf
http://www.maquinasecia.com/porteiner/

E conhecimentos do nosso colega de grupo, Allan.



Grupo Azul

6 comentários:

  1. Olá, sou da Fatec Sorocaba e, estou impressionada com este blog.

    Parabéns a todos que de alguma forma participam desse trabalho.

    Juliana Honorato

    ResponderExcluir
  2. Olá, sou da Fatec Sorocaba e, estou impressionada com este blog.

    Parabéns a todos que de alguma forma participam desse trabalho.

    Juliana Honorato

    ResponderExcluir
  3. Título criativo e conteúdo bem didático. Parabéns a todos pelo excelente trabalho realizado!

    ResponderExcluir
  4. Título do blog bem criativo e conteúdo bem didático. Parabéns a todos pelo excelente trabalho realizado!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom este blog, parabéns voce está fazendo um ótimo trabalho. T~em tanto assunto em um lugar só. Muito bom!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!!!