De acordo com artigo de Luiz Paiva (2007) muitas pessoas acreditam que Gestão da Cadeia de Suprimentos (GCS) é somente um nome moderno para Logística.
A diferença entre as duas é fácil de ser percebida, enquanto a Logística trata de transporte e armazenagem de produtos, isso é apenas uma parte da GCS, que podemos dividi-la em quatro categorias:
- Planejamento: planejar a quantidade necessária do produto, participar da sua valorização e atingir as metas determinando a quantidade armazenada e seu fluxo.
- Compras: avalia os fornecedores pela garantia de um fluxo correto de materiais integrando esse fluxo com as atividades de contas a pagar.
- Produção: participar da fase de desenvolvimento de produtos influenciando em um desenvolvimento otimizado dos custos logísticos, reduzir custos de operação através da influencia e definição de cronograma de produção e apoiar na gestão de equipamentos, suprimentos e consumíveis.
- Entrega: coordenar a movimentação de materiais e junto às áreas administrativa os pedidos dos clientes melhorando tempos de entregas e mantendo os custos operacionais sob controle.
Isso não quer dizer que a GCS substitui estas áreas da empresa e sim, que ela se integra com estas para melhores resultados e eficiência.
Fonte: Publicado em 29/01/2007 por Luiz de Paiva em Cadeia de Suprimento
Grupo LILÁS
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!!!