sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Melhoria de Processos em Centros de Distribuição

A operação de um centro de distribuição, doravante CD, envolve coordenação detalhada de diversas atividades. Para eficácia desta operação é necessário investir muito em tecnologia, sem deixar de lado o monitoramento na realidade operacional do CD correspondente à sua demanda.

A seguir destacamos 3 áreas importantes para eficiência neste processo:

Entrada de Material
A entrada de materiais, se não for bem administrada, poderá provocar gargalos, trazendo prejuízo, aumentando os riscos e erros, impactando os processos posteriores.

Ações a serem implementadas nesta área:
  • Agendamento da chegada de material de forma coordenada ao longo do período; planejamento de pré-recebimento e documentação, definindo área de estocagem e documentação do produto;
  • Coordenar a chegada e descargas dos veículos de forma que seja detalhado o procedimento a fim de evitar erros de estocagem provocando possíveis danos ao material, aumentando a segurança dos funcionários e do próprio produto;
  • No procedimento de entrada de materiais, o controle de qualidade deve ser rigorosamente seguido por funcionários treinados, assegurando a eficácia da operação.

Picking 
O picking (coletar itens do pedido no armazém), é responsável por um dos custos mais altos na operação do CD. O principal fator deste processo é o tempo. Reduzir distâncias percorridas pelos funcionários ao coletar itens, poderá otimizar a produtividade do setor.

Vejamos algumas sugestões para melhoria neste processo:  
Redistribuir o layout, analisando a curva ABC* dos materiais classificando itens com baixa, média e alta rotatividade;

Utilizar flow racks*, ao invés dos paletes* grandes para diminuir o espaço entre os produtos;

Nos itens de baixo giro, armazenar em picking multi nível, aumentando o espaço local e reduzindo distâncias a serem percorridas;

Para pedido de baixo volume, utilizar batch picking* , neste processo o funcionário poderá coletar vários itens para uma única ordem de pedido, otimizando seu tempo , diminuindo as viagens para cada ordem pequena.

Treinamento
O treinamento é de fundamental importância para o êxito da operação, deve-se analisar todos os itens da cadeia do processo e caso necessário corrigir a tempo, minimizando o aumento dos custos.


A utilização de indicadores para medir a qualidade da operação, deve ser estendida até os níveis operacionais, estabelecendo metas por funcionários e utilizando incentivo na melhoria dos processos.



* Curva ABC: A curva ABC é um método de classificação de informações, para que se separem os itens de maior importância ou impacto, os quais são normalmente em menor número (Carvalho, 2002, p. 226).
* Flow racks: Sistema de Armazenagem dinâmico ideal para rotação automática de pequenos volumes. Os artigos são carregados por uma das extremidades e deslizam a carga com a força da gravidade por meio de rodízios até a zona de coleta ou picking, praticando o princípio F.I.F.O. (First In First out).
*
 Palete: Palete (do francês palette) é um estrado de madeira, metal ou plástico que é utilizado para movimentação de cargas.
*
 Batch picking: Coleta de vários itens para uma única ordem de pedido.

Fonte: Publicado em 20/11/2006 
por Luiz de Paiva em Centros de Distribuição, Processos Logístico
 Grupo Azul

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!!!