quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Setor de Logística é a Aposta da Vez

A logística se faz presente diariamente em nossas vidas e na maioria das vezes acaba passando despercebida. Desde as coisas simples e corriqueiras até a organização e manutenção de nosso lar. Por exemplo, a simples ida ao supermercado para efetuar uma compra retrata bem o processo logístico. A preparação da lista de compras, a procura pela mercadoria, o pagamento dos produtos, o transporte e armazenamento dos mesmos, são ótimos exemplos para ilustrar a importância da logística no nosso dia a dia. Desta forma, o setor de logística é um potencial gerador de empregos tornando as empresas mais competitivas, de estabelecimentos comerciais a bancos.

Com a globalização, as empresas se vêem obrigadas a diferenciar seus produtos para tentar combater a enorme concorrência que se tem em todas as áreas comerciais. Os processos logísticos trazem competitividade transformando-se em um grande potencial gerador de empregos, pois o segmento é bem amplo, e faz com que tanto uma indústria quanto um estabelecimento comercial ou banco possuam profissionais da área em seu quadro de funcionários.

De acordo com Adalberto Panzan Jr., presidente da Aslog (Associação Brasileira de Logística), há quatro áreas que são consideradas vitais para o sucesso das empresas no segmento logístico e é onde estão concentradas as oportunidades de novos empregos. São elas: áreas de atendimento a clientes, operações, tecnologia de informações e planejamento.

Renata Picolo, coordenadora de recrutamento e seleção da Plena Consultoria em Recursos Humanos, diz que, no último ano houve um crescimento de 30% na procura de profissionais com formação técnica ou graduação em logística. O aumento se deve, segundo ela, a um maior número de empresas do segmento se instalando e ou ampliando suas plantas. Também aumentaram os critérios de contratações. “As empresas buscam profissionais qualificados. A demanda por estudantes de Tecnologia em Logística está em alta”.

Apesar de a logística ter se tornado essencial na estratégia das empresas a falta de profissionais especializados disponíveis na área ainda é um problema.

Segundo Panzan Jr., a chave do sucesso de um profissional que deseja crescer no segmento, além do conhecimento e informações adquiridas nos cursos especializados, é ter a capacidade de articular o raciocínio lógico e se expressar corretamente, de forma escrita ou verbalmente, unindo três habilidades muito importantes em um ambiente de trabalho atualmente tão competitivo no nosso País.

Assim sendo faz-se necessária a graduação específica em Logística, para formação de profissionais capazes de tomar decisões estratégicas e a plena integração com outros departamentos da empresa.


Fonte: Darlene Delello – Agência Diário SP/Bom Dia

Grupo Vermelho

Um comentário:

  1. Muito bom! É sempre bom ter em mente que a faculdade de tecnologia está cada vez mais no mercado de trabalho proporcionando aos tecnólogos em Logística excelentes oportunidades.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!!!