quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Simulação - A inovadora tecnologia no planejamento eficiente de CDs

Figura 1 - Centro de Distribuição
As empresas têm investido muito na parte de distribuição e nos dias de hoje vemos com mais frequência o anuncio de novos CDs que estão sendo totalmente modificados e modernizados. E nós sabemos que para essa mudança dar certo é preciso muita pesquisa e planejamento. Mais a questão é: Será que essa mudança está sendo feita com base em dados precisos e certeiros? A seguir veremos as diferentes formas de planejamento de operações e o diferencial de cada empresa para alcançarem o sucesso.

Sempre que surgem projetos de modernização ou melhorias em CDs, sempre surgem questões como:

· Será que o volume produzido é suficiente?

· Existe alguma forma de economizar na matéria prima?

· Como aumentar a produtividade?

Mudanças sempre envolvem riscos. E para diminui-lo a única maneira é fazer um estudo detalhado sobre a tecnologia adotada para essas mudanças. Mais não é oque normalmente acontece. Muitas empresas não tem investido tanto em pesquisas e estatísticas, oque ocasiona no futuro mais custos, por causa do tempo gasto em pesquisas, quando na verdade tudo poderia ser mais simplificado e focado nos reais problemas a serem solucionados, assim evitando mais prejuízos.

Análise Estática x Análise Dinâmica

Normalmente as empresas utilizam planilhas estáticas (ex: Excel) para dimensionar sua produtividade, recursos, capacidade de estoque, etc. Oque pode ocasionar erros que mais pra frente irão afetar os resultados da empresa.

Como a operação de um CD apresenta uma grande complexidade, analisar seus resultados com base em planilhas, limitam seus resultados.

Com uma simulação seria possível analisar os resultados de várias interações ao longo do tempo. Considerando o efeito probabilístico da ocorrência de eventos, frequência e duração.


Planilha Estática



Simulação Análise Dinâmica



A produtividade

No caso da análise estática o dado de entrada é a produtividade usado para dar base na dimensão de recursos que serão necessários, como: Quantidade de operadores, empilhadeiras, área de armazenagem, etc. Mas se alguma das entradas for alterada, e com essa mudança surgir um gargalo na operação do CD, toda produtividade será afetada.

Por outro lado, na análise dinâmica com simulação, se a quantidade de recursos ou equipamentos for alterada, isso afetará a produtividade. Ou seja, dessa forma, dependendo das condições o modelo irá responder qual é a produtividade resultante.

Benefícios do uso da simulação

Um exemplo de empresa que já desenvolveu diversos projetos de simulação em CD é a Belge Engenharia. Entre os vários benéficos, foram constatados também:

· Um aumento de até 40% na capacidade de expedição

· Nenhum trabalho precisou ser refeito

· Diminuição de até 30% na mão de obra extra

· Melhoria dos fluxos e racionalização de recursos

Fonte: Revista Mundo Logística – Edição 22 – de Maio/2011 – págs: 72 a 76
Baseado no artigo de Marcelo Koiti Fugihara

GRUPO PRETO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!!!