quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Carência de Profissionais de Logística no Brasil


A Fundação Dom Cabral realizou uma pesquisa com executivos de 950 empresas de diversos segmentos e portes.  Dos entrevistados, 130 empresas apresentaram respostas válidas. A maior parte dessas empresas foi identificada na região Sudeste (27%), Nordeste (18%) e Sul (18%) e por meio deste estudo apontaram as áreas que têm maiores dificuldades na contratação de profissionais e identificaram também suas barreiras.
Dentre as empresas entrevistadas, 92% afirmam ter problemas com as contratações de profissionais, principalmente na área de logística, e demonstrou as boas oportunidades para os níveis: Técnico/Operacional e Tático/Estratégico em todas as regiões. 


Nesta amostragem, a área de logística foi apresentada como sendo a terceira maior em grau de dificuldade a encontrar profissionais capacitados, ficando apenas atrás das áreas de “Produção/Chão de Fábrica” e “Planejamento”.


A falta de profissionais capacitados é um dos desafios encontrados pelas empresas, e assim acabam por adotar como solução a contratação de profissionais sem experiência e treiná-lo de acordo com suas necessidades. Com isso, as empresas acabam por investir mais em treinamentos para os novos profissionais e diminuem suas exigências para novas contratações. 


Neste estudo foi  constatado que 56% das empresas abriram concessões, como a pós- graduação, fluência em inglês e experiência, para os níveis Tático/Estratégicos e 81% dessas empresas adotam uma política de retenção de funcionários, oferecendo diferentes benefícios, entre eles compensação salarial e ajuda de custo para a educação. Em relação aos níveis Técnico/Operacional, 97% das empresas afirmam que os novos funcionários necessitam passar por algum treinamento e que 54% têm diminuído também suas exigências para contratação listando a experiência na área e habilidade técnica (83% das empresas) e praticam também a política de retenção de funcionários (78% das empresas). 


De todas as empresas entrevistadas, 37% relatam que o cargo “Técnico” é o que se tem mais dificuldade de encontrar profissionais capacitados. Em 2010 muitas empresas deixaram de preencher vagas por falta destes profissionais em todos os seus níveis.
Com estes dados chega-se a uma conclusão sobre a carência de profissionais de logística no Brasil, ela ocorre em todas as regiões nos níveis Técnico/Operacional e Tático/Estratégico e as profissões mais carentes são técnicos, engenheiros e profissionais operacionais, sendo o técnico com a maior dificuldade de contratação. Não faltam oportunidades em empresas com atuação em toda a parte do País, sendo que as maiores oportunidades encontram-se na região Sudeste, mas a falta destes profissionais deve-se à não-valorização e investimentos em cursos técnicos, porque houve uma valorização maior em cursos de formação universitária prejudicando assim a formação técnica, e com isso as empresas são obrigadas a criar políticas de concessões na contratação, e aumentar os benefícios para não perder seus atuais funcionários.

Fonte: Revista Mundo Logística - Edição 23 - de Julho/2011
Baseado em artigo de:  
Paulo Tarso Vilela de Resende, 
Paulo Renato de Sousa e 
João Victor Rodrigues Silva.

Grupo Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!!!