terça-feira, 18 de outubro de 2011

Copa: SEP anuncia licitação para terminal de passageiros


A obra irá agregar maior estrutura de atendimento à demanda por leitos na região durante a realização do maior evento esportivo, a Copa de 2014.
A Companhia Docas de Santos (CODESP) abriu no dia 2/09/11 o processo de licitação das obras de construção e adequação para alinhamento do cais de Outeirinhos. Investimento da Secretaria de Portos (SEP), por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC - Copa), a obra irá agregar maior estrutura de atendimento à demanda por leitos na região durante a realização do maior evento esportivo, a Copa de 2014. Com a execução de 1.320 metros de cais,  entre os armazéns 23 e 29, o Porto de Santos oferecerá a possibilidade de atracar até seis navios de passageiros na região de Outeirinhos, disponibilizando  15,4 mil leitos de alta qualidade.
Santos com esse perfil diferenciado dos demais têm um fluxo de cruzeiros de 90% de passageiros em embarque e desembarque o que demanda um grande investimento na infra-estruturar. A Situação se torna ainda mais caótica  quando os navios atracam em cais a até 1,5 km do terminal onde ocorrem os registros de embarque ou desembarque.
Na última temporada, o Porto registrou total de 1,1 milhões de passageiros em 284 escalas, atingindo taxa média de crescimento de 30% por temporada , gerando receita total de cerca de R$ 230 milhões. Com a obra concluída, possibilita-se o crescimento da oferta para até 2,5 milhões de passageiros por temporada.
Com o alinhamento do cais, as profundidades passam do mínimo de 4,5 m  no trecho da Marinha do Brasil  e de 7,5 m no cais do Terminal de Passageiros para 15 metros, permitindo a atracação dos maiores navios que chegam a Santos.
Os serviços estão divididos em duas fases com um total de sete trechos, com execução estrategicamente prevista para não comprometer a operacionalidade nessa área. A execução se inicia no cais da Marina e se estende pela faixa.
Prevista para ser concluída num prazo de 26 meses, a obra está estimada para entrega da primeira fase, do cais da Marinha  ao T-Grão, em  abril de 2013 e da segunda fase, do T-Grão ao Concais, em dezembro de 2013.
Conforme o IBAMA constata o impacto da obra e baixo, e dispensa a elaboração de EIA - Rima. O licenciamento ambiental esta vinculado a regulamentação do porto de Santos,encaminhado ao IBAMA em 31 de agosto.
A obra destaca-se pelos próprios números: 1320 metros de cais que demandarão cravação de 682 estacas, cerca de 85% em leito rochoso, com comprimentos em média de 30 a 40 metros. Os serviços deverão gerar   cerca de 600 empregos diretos. Todo empreendimento está avaliado em R$ 325 milhões.  A licitação, na modalidade de concorrência pública pelo menor preço oferecido, poderá contar com a participação de empresa individual ou sociedade regularmente estabelecida no país ou, ainda, consórcio de empresas de engenharia com experiência em obras similares, desde que com  capital social mínimo de R$ 30 milhões.
O Edital completo está disponível para consulta na Gerência de Contratações e Licitações – GFL e para aquisição na Tesouraria da empresa. A abertura das propostas ocorre dia 10 de outubro de 2011, às 10 horas na GFL. Mais informações através do site: http://www.portodesantos.com.br/licitacoes. php
Fonte: Assessoria de Comunicação Social – Companhia Docas do Estado de São Paulo.
Grupo Branco

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