O Transporte Hidroviário-Marítimo
é o modal mais utilizado no comércio internacional. É uma atividade que se
limita à movimentação de cargas entre diferentes portos e regiões do mundo,
utilizando navios de diferentes tipos e dimensões. Como todos os modais de
transporte, o marítimo tem vantagens (Maior capacidade de carga; Carrega
qualquer tipo de carga; Menor custo de transporte) e desvantagens (Necessidade
de transbordo nos portos; Distância dos centros de produção; Maior exigência de
embalagens; Menor flexibilidade nos serviços aliados a frequentes
congestionamentos nos Portos). Este meio de transporte tem um papel importante
para o comércio interno e externo, já que seu custo pode ser até 3 vezes menor
que o ferroviário e 8 vezes menor que o rodoviário.
Existem dois tipos de marinhas, a marinha de guerra e
a marinha mercante. A marinha de guerra é o conjunto de recursos navais,
materiais e humanos que têm o objetivo de defender um país e a manutenção da
segurança do comércio marítimo. A marinha mercante é o conjunto de navios,
portos, estabelecimentos e tripulações que permitem o transporte marítimo de
mercadorias e passageiros.
Listaremos a seguir os principais tipos de navios
utilizados na marinha mercante.
Navios de Carga Geral/Cargueiros:
São os navios que
transportam vários tipos de cargas, geralmente em pequenos lotes. Têm aberturas
retangulares no convés principal e cobertas de carga chamadas escotilhas de
carga, por onde a carga é embarcada para ser estivada nas cobertas e porões.
Navios de Passageiros: São os navios que têm a finalidade única
de transportar pessoas e suas bagagens. Pode ser para viagens normais como para
cruzeiros turísticos. Possuem uma estrutura voltada ao lazer, como restaurantes
de luxo, cassinos, bares, cinema, boate, lojas, piscina, salão de jogos e
ginástica, etc.
Navios Porta Contêineres: São os navios semelhantes aos navios de
carga geral, mas normalmente não possuem além de um ou dois mastros simples sem
paus de carga. As escotilhas de carga abrangem praticamente toda a área do
convés e são providas de guias para encaixar os contêineres nos porões. Alguns
desses navios apresentam guindastes especiais.
Navios Graneleiros: Navio especializado no transporte de
mercadorias a granel (Açúcar, Soja e Ferro) e subdividem-se em alguns tipos
como: OBO (Ore, Bulk, Oil) transporta alternado de mercadoria seca, hidrocarbonetos
ou minério a granel; (Ore Bulk) transporta mercadorias pesadas (minério) e o
(Dry Bulk) transporta mercadoria seca a granel.
Navios Gaseiros: São os navios destinados ao
transporte de gases liquefeitos. Caracterizam-se por apresentarem acima do
convés principal tanques típicos de formato arredondado.
Navios Químicos:
São os navios parecidos com
os gaseiros, transportando cargas químicas especiais, tais como: enxofre
líquido, ácido fosfórico, soda cáustica, etc.
Navios Tanque/Petroleiros:
São navios construídos com
a finalidade de transportar granéis líquidos e possuem equipamentos para
bombear a carga para dentro e para fora de bordo.
Navios de
Operação por Rolamento (Roll-on Roll-off): São navios próprios para o transporte de
veículos, principalmente automóveis. Estes navios possuem rampas que dão acesso
direto do cais ao porão ou convés. Desta forma, os veículos podem ser
embarcados e desembarcados com os seus próprios movimentos, propiciando uma
economia nas despesas de embarque e desembarque.
Navios Porta-Barcaça
(LASH - Lighter Aboard Ship): São navios que em seu interior transportam barcaças (Embarcação de fundo
chato, reforçada, usada para transportar grandes quantidades de cargas). Este
navio foi projetado para operar em portos congestionados. Quando o navio chega às
imediações do porto, porém sem atracar, descarrega as barcaças na água e estas
são rebocadas para um atracadouro especial onde a mercadoria é retirada e
depositada nos armazéns do cais do porto.
Navios
Rebocadores: São os
navios utilizados para puxar, empurrar e manobrar todos os tipos de navios.
Geralmente utilizados para manobras de grandes navios na zona portuária e
canais de acesso aos portos. Pode também socorrer navios em alto-mar, rebocando-os
para zonas seguras e puxar navios encalhados em bancos de areia. Apesar de
pequenos, possuem grande potência de motor.
Fontes:
http://www.abreti.org.br/beta/tipos_navios.php
http://www.comextrade.com.br/pdf/tipos_de_navios.pdf
http://www.equipelog.com.br/TiposNavios.htm
http://www.cepa.if.usp.br/energia/energia1999/Grupo4A/marinhamercante.htm
http://www.ietec.com.br/site/techoje/categoria/detalhe_artigo/670
http://www.fiesp.com.br/infra-estrutura/pdf/modais-transporte.pdf
Grupo Verde
Parabéns pela postagem!
ResponderExcluirEra isso mesmo que eu pensava quando sugeri a criação do blog.
Parabéns a todos os alunos a aos professores Gisele e Gerson!
Comecei a trabalhar em uma companhia de navegação de aprendiz a pouco tempo e este artigo é muito bom. Me ajudou muito a conhecer um pouco mais.
ResponderExcluirParabéns!