O Centro de Distribuição - diferente do armazém geral - tem como
finalidade gerenciar o fluxo de produtos e informações associadas, de modo que
possa contribuir para a redução das distâncias, diminuindo os prazos de
entrega, contribuindo para o atendimento das necessidades dos consumidores.
Com
o fim do ambiente inflacionário, as empresas evidenciaram a ineficiência de
seus processos e perceberam imediatamente o reflexo pelos altos custos de
produção e grandes desperdícios envolvidos na distribuição de seus produtos. A
competição se tornou mais agressiva pela globalização dos mercados, pela
diversidade dos produtos e pelo novo perfil do consumidor. Estes fatores estão
provocando grandes mudanças nas organizações, fazendo as empresas reverem sua
estratégia competitiva. Para tanto, as empresas estão optando cada vez mais
pelo uso de centros de distribuição, objetivando a garantia de entrega rápida e
eficaz, para, consequentemente, reduzir custos e combater desperdícios. Esse cenário
reflete as múltiplas vantagens de centralizar os processos de recebimento,
estocagem, separação de pedidos, embalagem e expedição, contribuindo para a
redução dos custos totais em logística.
Um CD constitui um dos mais importantes e dinâmicos elos da cadeia de abastecimento,
o CD é um armazém cuja missão consiste em gerenciar o fluxo de materiais e
informações, consolidando estoques e processando pedidos para a distribuição
física. Ele pode manter o estoque necessário para controlar e equilibrar as
variações entre o planejamento de produção e a demanda; permite acumular e
consolidar produtos de vários pontos de fabricação de uma ou de várias
empresas, combinando o carregamento para clientes ou destinos comuns;
possibilita entregas no mesmo dia a clientes-chave e serve de local para a
customização de produtos, incluindo embalagem, etiquetagem e precificação,
entre outras importantes atividades.
A implementação de um Centro de
Distribuição pode racionalizar os níveis de estoques contribuindo para a
redução do custo logístico total, pois o estoque centralizado permite
acompanhar melhor os níveis de estoque e controlar as necessidades de
reabastecimento.
Conforme Moura (2002), a principal finalidade de reabastecimento
dos CDs consiste em oferecer melhores níveis de serviço ao cliente, por meio da
redução do lead time (tempo de ressuprimento) pela disponibilidade dos produtos
o mais próximo do ponto de venda, na localização geográfica junto ao principal
mercado consumidor, oferecendo condições para agilizar o atendimento dos pedidos.
Dessa maneira, aumenta-se a frequência de pedidos, reduzindo os volumes e
minimizando os custos de inventário, o que acaba contribuindo para a redução
dos custos totais de logística e proporciona melhores níveis de serviço,
colocando a empresa tomadora de serviço em um novo patamar de competitividade.
De acordo com Drucker (2002), a logística é a última fronteira na busca de
vantagem competitiva real, portanto, o uso de centros de distribuição permite a
exploração de novos mercados, aumento do market share e consequentemente
conquistar uma posição única e sustentável, garantindo a participação em um
mercado cada vez mais concorrido, exigente e atualizado com as necessidades de
seus clientes.
Fontes:
Grupo
Branco
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!!!