quarta-feira, 5 de setembro de 2012

A Importância do Transporte Marítimo no Brasil

O transporte marítimo é um dos modais mais importantes para a logística brasileira. Esse setor movimenta mais de 350 milhões de toneladas ao ano, apesar de enfrentar inúmeras dificuldades como altas tarifas e portos totalmente inadequados. O descaso com o transporte marítimo é evidente, um país com um litoral de 9.198 km deveria ter um investimento maior nesse setor que representa 11,72% do movimento de carga registrado no país.


Com um maior investimento nosso país poderia se adequar às exigências de um mundo globalizado, diminuir distâncias internas, ser decisivo na consolidação do Mercosul, aumentar o comércio com os demais continentes e principalmente multiplicar o número de empregos nessa atividade. O transporte marítimo é o famoso ''gigante adormecido'', um mercado infelizmente ainda  pouco utilizado e tendo seu uso cada vez mais restrito.

Para o setor logístico, o transporte marítimo poderia ser usado com melhor aproveitamento criando elos com o transporte ferroviário e rodoviário, abrindo um leque de opções para a atuação dos profissionais da logística. O governo deve mostrar menos preocupação com a parte burocrática e oferecer a esse modal um investimento sério e adequado.

Fonte:
Artigo: A Importância do Transporte Marítimo no Brasil
 
 
GRUPO BRANCO


Um comentário:

Deixe seu comentário!!!