segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Logística Reversa de Embalagens vazias de agrotóxico.

A logística reversa tem sido um assunto muito abordado e de grande importância ambiental e econômica, e também a criação de leis para que as empresas assumam a responsabilidade de descartar as embalagens (poluentes) de forma correta, sem que haja danos ao meio ambiente. 

O que são agrotóxicos?

São considerados agrotóxicos / defensivos agrícolas os produtos e os agentes de processos físicos, químicos ou biológicos destinados ao uso nos setores de produção, armazenamento, beneficiamento de produtos agrícolas, nas pastagens, na proteção de florestas nativas ou implantadas, e de outros ecossistemas e também de ambientais urbanos, hídricos e industriais, cuja finalidade seja alterar a composição da flora e da fauna, a fim de preservá-la da ação danosa de seres vivos considerados nocivos. Com o aumento do setor agrícola, surgiu também um aumento com relação ao descarte de embalagens vazias de agrotóxicos, e com o intuito de preservar o meio ambiente o governo começou criar leis para que a logística reversa fosse implantada e o descarte ocorresse de forma correta, com o comprometimento de todos envolvidos neste processo. Antes o descarte dessas embalagens era feito em rios, fossos e aterros, causando um grande dano ao meio ambiente, hoje com a logística reversa existe o reaproveitamento ou o descarte em incineradoras, que visa quais as melhores formas de efetuar esse ciclo pra que ofereça nenhum risco à saúde humana ou ambiental. 

O que é Logística Reversa?

É o processo de planejamento, implementação e controle do fluxo eficiente e de baixo custo de matérias primas, estoque em processo, produto acabado e fluxo de informações relacionadas, desde o ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperação de valor ou descarte adequado. 
Existe o InpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) que possui o foco de conscientizar os investidores do ramo agrícola, para que todos se adequem ao sistema de pós-consumo, e tenham conhecimento de todos os benefícios oferecidos pela logística reversa e para que a partir dessas informações crie-se um incentivo para que todos os investidores façam parte deste processo. Depois de utilizados os defensivos agrícolas, as embalagens passam por um processo de destinação. Após a preparação, são entregues nos postos de coleta ou centrais de armazenamento e em seguida partem para a destinação final, que pode ser tanto reciclagem quanto incineração. 
Com a Logística Reversa as embalagens vazias de agrotóxicos vêm ganhando destinação apropriada e o meio ambiente agradece.


Fontes: Inpev
Compêndio de Defensivos Agrícolas, 1999. ROGERS & TIBBEN-LEMBKE, 1999.


GRUPO AMARELO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!!!