sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Movimentação de Contêineres Cheios e Vazios no Porto de Santos para Exportação tendo como base o Grande Terminal T37

No trabalho apresentado a seguir, foi pesquisada a Movimentação de Contêineres Cheios e Vazios no Porto de Santos para Exportação, tendo como base o Terminal T37. Este estudo foi realizado, com dados importantes, fornecidos pelo próprio Terminal T37, a fim de demonstrar a grande movimentação realizada nos anos de 2008 e 2009. 
O T37 é um dos maiores terminais de contêineres da costa brasileira além de ser também o maior em movimentação de contêineres, sendo eles cheios ou Vazios, operando em média 80 navios com uma movimentação de cerca de 50.000 contêineres por mês.
A seguir poderemos verificar todo o processo Logístico usado até o embarque do contêiner dentro do navio: Os clientes realizam o fechamento da carga junto ao Armador, este por sua vez realiza o fechamento de um booking, que consiste nas seguintes informações:
 
·         Quantidade de Contêineres a serem liberados;
·         Tipo de contêiner que será utilizado;
·         Tamanho do contêiner que será utilizado;
·         Mercadoria que será transportada;
Para os contêineres de exportação cheios a Logística do Grande Terminal T37 começa com o fechamento do Booking “Número de um lote” junto ao Armador. Para os contêineres de exportação vazios a Logística do Grande Terminal T37 começa com o envio de relação pelo Armador de quantas unidades vazias embarcarão no navio especifico solicitado. 
Após este fechamento por conta do Armador, o mesmo envia os dados para cadastros no Grande Terminal T3, para as unidades cheias são enviados arquivos ao setor de Cadbook “Cadastro de Reservas”, estes arquivos podem ser enviados via sistema EDI e Arquivos TXT, PDF e XLS. Para as unidades vazias são enviadas as listas com o numero dos contêineres a serem cadastrados para embarque no Grande Terminal T37. 
O Programador de Armazenamento libera esta carga para ser depositada dentro da área de exportação do Terminal, e retorna a informação ao Operador de Gate, este por sua vez orienta o motorista a depositar a sua carga. 
Para as unidades cheias e vazias, o programador realiza o seguinte processo para liberação da carga a ser armazenada:
 
·         Verificação do navio;
·         Verificação do porto;
·         Verificação do peso.
Após todo o projeto realizado, chegamos à conclusão de quanto é importante a Logística para todo o processo, não só no Terminal T37, mas sim em toda a empresa, que procura se fixar no mercado de forma eficaz e com base forte. É importante citar que o sistema de agendamento para os contêineres de exportação cheios, também foi considerado um grande avanço, pois com a implementação deste projeto a logística para recebimento de cargas do Terminal ganhou em muito na sua parte Operacional.
 
Grande Terminal T37
 
FONTE:

Projeto Tecnológico aplicado: "Movimentação de Contêineres Cheios e Vazios no Porto de Santos para Exportação tendo como base o Grande Terminal T37" escrito pelos alunos do Curso Superior de Tecnologia em Logística da instituição de ensino CENTRO UNIVERSITÁRIO MONTE SERRAT - UNIMONTE
 
Imagem:
Google
 


GRUPO ROSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!!!