Com
o grande aumento de negócios em escala mundial e a imensa quantidade de
produtos produzidos, aumenta-se também a preocupação com a quantidade de lixo
produzido, sua destinação final e os impactos ambientais que eles podem
ocasionar. Devido a isso surgiu a logística reversa que possui enfoque no
pós-venda e no pós-consumo e preocupa-se com o fim de vida útil dos produtos,
tornando-se assim uma área responsável pelo fluxo reverso deles. Sendo ela uma
área que vem ganhando destaque nos últimos anos devido às pressões da sociedade
por produtos e processos ecologicamente corretos.
No
retorno pós-venda, é feita a retirada dos produtos de baixo giro, de produtos
que não foram vendidos ou com problemas de qualidade. No retorno pós-consumo, é
reaproveitado os componentes do produto que não possuem utilidade para o
cliente.
Analisando
os pneus, o surgimento deles revolucionou os meios de transportes e isso
ocorreu graças ao descobrimento do processo de vulcanização da borracha por
Charles Goodyear. Os pneus trouxeram pontos positivos como a durabilidade e o
conforto nos transportes, mas também trouxe pontos negativos relacionados à
poluição ao meio ambiente, causados por pneus descartados e abandonados em
locais inadequados.
Devido
a esses problemas, o CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) criou a
Resolução Nº 258/99 que responsabiliza o produtor pelo destino final do
produto.
Em
2009 foi criada uma nova resolução, a Nº416, onde o artigo 3 aborda:
Art.
3 º A partir da entrada em vigor desta resolução, para cada pneu novo
comercializado para o mercado de reposição, as empresas fabricantes ou
importadoras deveram dar destinação adequada a um pneu insensível. (CONAMA,
2009).
Essa
nova resolução passou a exigir que as empresas fabricantes criem um Plano de
Gerenciamento
de
Pneus.
No
caso específico dos pneus, existem diversas formas de se trabalhar a logística
reversa. Após a sua separação, eles são destinados a lugares onde podem ser
reaproveitados e recauchutados. Quando não é possível a recauchutagem deles,
ainda pode-se fazer a sua reciclagem aproveitando desde a borracha até os
arames de aço.
FLUXOGRAMA DOS PNEUS USADOS:
Por fim, a logística reversa de pneus é uma ação que
se realizada pode ajudar a melhorar a qualidade de nosso meio ambiente mas para
isso, é necessário que haja a conscientização das pessoas para que elas não
façam o descarte deles em lugares inapropriados e assim as empresas possam realizá-la.
Com isso, logística reversa e o meio ambiente podem conviver de forma lucrativa
tanto para as organizações como para a preservação do meio ambiente.
GRUPO AZUL
Artigo: A logística reversa dos pneus
Parabéns pela postagem Grupo Azul, lembrei da postagem de vcs quando assisti a reportagem sobre a reutilização de pneus, que passou no Jornal da Globo (02/11/2012) http://globotv.globo.com/rede-globo/jornal-da-globo/v/reutilizacao-de-pneus-ajuda-ambiente-e-reduz-custos-de-producao/2221141/ .
ResponderExcluirGrato pela informação
Danilo. :)