terça-feira, 25 de setembro de 2012

A LOGÍSTICA REVERSA DOS PNEUS

Com o grande aumento de negócios em escala mundial e a imensa quantidade de produtos produzidos, aumenta-se também a preocupação com a quantidade de lixo produzido, sua destinação final e os impactos ambientais que eles podem ocasionar. Devido a isso surgiu a logística reversa que possui enfoque no pós-venda e no pós-consumo e preocupa-se com o fim de vida útil dos produtos, tornando-se assim uma área responsável pelo fluxo reverso deles. Sendo ela uma área que vem ganhando destaque nos últimos anos devido às pressões da sociedade por produtos e processos ecologicamente corretos.

No retorno pós-venda, é feita a retirada dos produtos de baixo giro, de produtos que não foram vendidos ou com problemas de qualidade. No retorno pós-consumo, é reaproveitado os componentes do produto que não possuem utilidade para o cliente.

Analisando os pneus, o surgimento deles revolucionou os meios de transportes e isso ocorreu graças ao descobrimento do processo de vulcanização da borracha por Charles Goodyear. Os pneus trouxeram pontos positivos como a durabilidade e o conforto nos transportes, mas também trouxe pontos negativos relacionados à poluição ao meio ambiente, causados por pneus descartados e abandonados em locais inadequados.
Devido a esses problemas, o CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) criou a Resolução Nº 258/99 que responsabiliza o produtor pelo destino final do produto.
Em 2009 foi criada uma nova resolução, a Nº416, onde o artigo 3 aborda:
Art. 3 º A partir da entrada em vigor desta resolução, para cada pneu novo comercializado para o mercado de reposição, as empresas fabricantes ou importadoras deveram dar destinação adequada a um pneu insensível. (CONAMA, 2009).
Essa nova resolução passou a exigir que as empresas fabricantes criem um Plano de Gerenciamento
de Pneus.

No caso específico dos pneus, existem diversas formas de se trabalhar a logística reversa. Após a sua separação, eles são destinados a lugares onde podem ser reaproveitados e recauchutados. Quando não é possível a recauchutagem deles, ainda pode-se fazer a sua reciclagem aproveitando desde a borracha até os arames de aço.

FLUXOGRAMA  DOS PNEUS USADOS:



Por fim, a logística reversa de pneus é uma ação que se realizada pode ajudar a melhorar a qualidade de nosso meio ambiente mas para isso, é necessário que haja a conscientização das pessoas para que elas não façam o descarte deles em lugares inapropriados e assim as empresas possam realizá-la. Com isso, logística reversa e o meio ambiente podem conviver de forma lucrativa tanto para as organizações como para a preservação do meio ambiente. 

GRUPO AZUL


Artigo: A logística reversa dos pneus

Um comentário:

  1. Parabéns pela postagem Grupo Azul, lembrei da postagem de vcs quando assisti a reportagem sobre a reutilização de pneus, que passou no Jornal da Globo (02/11/2012) http://globotv.globo.com/rede-globo/jornal-da-globo/v/reutilizacao-de-pneus-ajuda-ambiente-e-reduz-custos-de-producao/2221141/ .
    Grato pela informação
    Danilo. :)

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