Em tempos
remotos as pessoas tinham muita dificuldade em obter mercadorias como e onde
queriam, havia limitações da época, transporte e armazenagem principalmente
para certos alimentos, a solução era morar perto de centros produtores ou
consumir pequenas quantidades em um curto período de tempo (Christophre , 1999).
Nos tempos
atuais para ser sucesso as empresas buscam um diferencial competitivo, onde
quem tem vantagem é quem entrega o melhor produto mais rápido, nesse momento
que a logística se encaixa, trazendo uma visão estratégica, integrando todas as
áreas desde a aquisição da matéria prima até o produto na mão do cliente,
garantindo que todas as áreas se relacionem de forma que tenha qualidade, custo
baixo e satisfação do cliente.
No artigo
trazemos um estudo de caso da Empresa
aqui chamada de T&V , tradicional , de origem familiar e estrutura
conservadora uma das maiores prestadoras
de serviço do país.A estrutura hierárquica é composta de um conselho
administrativo, presidente, diretores, gerentes regionais, gerente de filial,
gerentes operacionais e supervisores, sendo que o gerente de filial é ocupado
por profissionais da área de marketing.
Como a
T&V tem muitos clientes e seria inviável analisar todos apenas realizamos a
pesquisa com o cliente A que corresponde a 70% das vendas da empresa.
O cliente A
por diversas vezes reclamou dos serviços prestados pela T&V por não
cumprimento dos acordos estabelecidos sem nenhuma resposta, quando a empresa começou
a perder contratos importantes e perceber que se o cliente A não tivesse
satisfeito também iria pelo mesmo caminho, acabaria na falência dos negócios.
Foi então a
partir das solicitações do cliente A que a reestruturação da empresa começou
afim de, satisfazer as necessidades e a qualidade dos serviços prestados.
Antes das
alterações nos serviços havia muitos problemas com a distribuição dos produtos,
falha na comunicação e acompanhamento das cargas; coleta de produtos, não
cumprimento das normas específicas da empresa; gestão a forma de gerenciamento
da empresa não era compatível com o que o cliente queria gerando muitos
desentendimentos; relacionamento, muito ruim depois de tantos problemas;
cultura organizacional, não estava aberta as mudanças que eram necessárias para
o crescimento e a manutenção da empresa de forma competitiva no mercado entre
outros problemas que dificultavam o entendimento entre o cliente e a empresa.
O
posicionamento da empresa dificultava qualquer empenho em relação a satisfação
do seu cliente, era necessário uma reestruturação em todos os níveis da empresa
para ela se adequar as exigências feitas pelo seu cliente.
Depois de
entender que a empresa precisava mudar para ganhar a confiança de seu cliente e
com isso também ganharia nos custos, a T&V reestruturou não apenas os seus
processos como a parte administrativa, pois uma gestão logística bem aplicada garante
que todas as áreas trabalhem juntas e para um único objetivo que é fazer com
qualidade, rápido e custos menores.
No fim todos ganham com a otimização dos serviços, a produtividade aumenta e o cliente sai satisfeito e sabendo que suas exigências estão sendo atendidas, que a empresa melhorou a comunicação e sua mudança precisa ser continua para que esse relacionamento entre eles seja bom e confiável, porque o que garante que uma empresa sobreviva no mercado competitivo de hoje é eficiência e qualidade do serviço oferecido.
GRUPO VERMELHO
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