domingo, 23 de setembro de 2012

Logística como fator crítico de sucesso empresarial

Em tempos remotos as pessoas tinham muita dificuldade em obter mercadorias como e onde queriam, havia limitações da época, transporte e armazenagem principalmente para certos alimentos, a solução era morar perto de centros produtores ou consumir pequenas quantidades em um curto período de tempo (Christophre , 1999).
Nos tempos atuais para ser sucesso as empresas buscam um diferencial competitivo, onde quem tem vantagem é quem entrega o melhor produto mais rápido, nesse momento que a logística se encaixa, trazendo uma visão estratégica, integrando todas as áreas desde a aquisição da matéria prima até o produto na mão do cliente, garantindo que todas as áreas se relacionem de forma que tenha qualidade, custo baixo e satisfação do cliente.
No artigo trazemos um estudo de caso da Empresa  aqui chamada de T&V , tradicional , de origem familiar e estrutura conservadora uma das maiores prestadoras  de serviço do país.A estrutura hierárquica é composta de um conselho administrativo, presidente, diretores, gerentes regionais, gerente de filial, gerentes operacionais e supervisores, sendo que o gerente de filial é ocupado por profissionais da área de marketing.
Como a T&V tem muitos clientes e seria inviável analisar todos apenas realizamos a pesquisa com o cliente A que corresponde a 70% das vendas da empresa.
O cliente A por diversas vezes reclamou dos serviços prestados pela T&V por não cumprimento dos acordos estabelecidos sem nenhuma resposta, quando a empresa começou a perder contratos importantes e perceber que se o cliente A não tivesse satisfeito também iria pelo mesmo caminho, acabaria na falência dos negócios.
Foi então a partir das solicitações do cliente A que a reestruturação da empresa começou afim de, satisfazer as necessidades e a qualidade dos serviços prestados.
Antes das alterações nos serviços havia muitos problemas com a distribuição dos produtos, falha na comunicação e acompanhamento das cargas; coleta de produtos, não cumprimento das normas específicas da empresa; gestão a forma de gerenciamento da empresa não era compatível com o que o cliente queria gerando muitos desentendimentos; relacionamento, muito ruim depois de tantos problemas; cultura organizacional, não estava aberta as mudanças que eram necessárias para o crescimento e a manutenção da empresa de forma competitiva no mercado entre outros problemas que dificultavam o entendimento entre o cliente e a empresa.
O posicionamento da empresa dificultava qualquer empenho em relação a satisfação do seu cliente, era necessário uma reestruturação em todos os níveis da empresa para ela se adequar as exigências feitas pelo seu cliente.
Depois de entender que a empresa precisava mudar para ganhar a confiança de seu cliente e com isso também ganharia nos custos, a T&V reestruturou não apenas os seus processos como a parte administrativa, pois uma gestão logística bem aplicada garante que todas as áreas trabalhem juntas e para um único objetivo que é fazer com qualidade, rápido e custos menores.
No fim todos ganham com a otimização dos serviços, a produtividade aumenta e o cliente sai satisfeito e sabendo que suas exigências estão sendo atendidas, que a empresa melhorou a comunicação e sua mudança precisa ser continua para que esse relacionamento entre eles seja bom e confiável, porque o que garante que uma empresa sobreviva no mercado competitivo de hoje é eficiência e qualidade do serviço oferecido.






Fonte:webartigos


GRUPO VERMELHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!!!