Hoje no ambiente, no mundo dos
negócios há uma grande competitividade devido a vários fatores como, por
exemplo: globalização, queda de barreiras alfandegárias, a criação de blocos
econômicos e o aumento da produtividade em todos os setores. A oferta de
serviços agregados ao produto passou a ser que praticamente uma obrigação ao
fornecedor, pois a exigência por parte dos fornecedores só aumentam
diariamente.
As empresas começaram a perceber que
não basta vender, e sim disponibilizar também, ou seja, existir “logística”. A
logística empresarial estuda como a administração pode melhorar o nível de
rentabilidade nos serviços de distribuição aos clientes através de
planejamento, organização e controles efetivos para atividades de movimentação
e armazenagem, assim melhorando e facilitando o fluxo de produtos.
Classicamente, logística é definida como:
“processo de planejamento, implementação e controle de fluxo e armazenagem
eficientes e de baixo custo de matéria–prima, estoques em processo, produto
acabado e informações relacionadas, desde o ponto de origem atem o ponto de
consumo com o objetivo de atender bem o cliente”. Logística é a ferramenta
fundamental para a concretização do processo de venda com eficiência e
eficácia.
Como exemplo, podemos citar a entrega de
pizza. Uma pizzaria com uma ótima pizza (produto), um preço competitivo, porem
demora muito para entregar. Então, mudamos de fornecedor, de pizzaria. Isso
ocorre por que falta um serviço logístico de qualidade a essa pizzaria, a esse
fornecedor e acaba não agradando ao cliente. Cada vez mais passa a ser
fundamental um serviço logístico eficiente em toda a sua cadeia produtiva,
desde a coleta de matéria prima ate a entrega do produto final. O cliente quer
ter o produto que ele sonha no momento que for interessante pra ele.
No começo do século passado, as empresas
estavam apenas interessadas em praticar a logística como uma ferramenta
meramente operacional para escoamento de produção. Ao longo do tempo as
necessidades dos clientes foram atendidas, pois naquela época começa a forte
concorrência e quanto melhor tratado o cliente, mais chance do cliente
fidelizar a empresa. Um serviço eficaz ao cliente não se deve apenas pelo fato
dos empregados estarem motivados, embora isso seja fundamental, mas através de
sistemas logísticos que permitam uma entrega consistente de pacote de serviços.
A logística hoje deve ser encarada e
administrada como uma atividade produtora de serviços. Logo deve ser
operacionalizada e gerenciada baseada em processos produtivos (produção de
entregas, de recebimentos, de movimentação, estocagem, etc). Cada vez mais, as
empresas e os profissionais envolvidos, deverão saber quais são os produtos
logísticos a serem produzidos, calibrando sua linha de produção a fim de ter a
melhor produtividade possível (Supply Chain) com um custo condizente, o que é
diferente do menor custo, pois, haverá sempre um preço para cada serviço e um
serviço para cada cliente.
A área logística não gera nenhuma
receita financeira para uma empresa, mas ela pode fazer com que uma organização
tenha mais ou menos custos envolvidos no preço final de um produto, fazendo com
que se busque então, três grandes objetivos na área: melhoria de desempenho
para atendimento das necessidades internas e externas, a conseqüente redução de
custos devido a um bom gerenciamento das atividades e necessidades dos clientes
superadas, a fim de gerar fidelização.
Fonte:http://fcardoso.PDF GRUPO BRANCO
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